F1: Túmulo de Bruce McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

O túmulo de Bruce McLaren, ex-piloto e fundador da equipe que leva seu nome na Fórmula 1, foi alvo de vandalismo em Auckland, na Nova Zelândia. O piloto e engenheiro neozelandês, morto em 1970 durante um teste de um carro da série Can-Am no Reino Unido, está sepultado no cemitério de Waikumete ao lado da esposa, Patricia, falecida em 2016.

De acordo com o portal neozelandês Stuff, os túmulos de McLaren, de seus pais e de outros familiares, foram cobertos com tinta dourada, e miniaturas de carros foram coladas sobre a lápide de Bruce e Patricia. Além disso, a inscrição ‘até nos encontrarmos novamente, querida’, que havia sido coberta após a morte de Patricia, foi repintada em dourado.

O dano foi descoberto no fim de setembro por George Stewart-Dalzell, do grupo Grave Guardians, que trabalha na restauração e conservação de túmulos no cemitério. Ele relatou que, mesmo após iniciar os reparos, o responsável pelos danos teria retornado diversas vezes ao local, chegando a remover as proteções instaladas para preservar as lápides.

F1: Túmulo de Bruce McLaren é vandalizado na Nova Zelândia
Foto: XPB Images

Em comunicado, o Bruce McLaren Trust lamentou profundamente o ocorrido: “É com grande pesar que informamos que os túmulos de Bruce, Patty, Ruth e Pop no Cemitério de Waikumete, em Auckland, foram recentemente vandalizados. Eles foram pintados com tinta dourada e tiveram carrinhos de brinquedo colados sobre eles. Estamos sem palavras para entender por que alguém faria isso”, declarou a instituição.

O grupo também agradeceu ao Grave Guardians pela ajuda voluntária na restauração: “Uma oferta muito gentil foi feita pelos Grave Guardians, uma organização voluntária que restaura lápides, para reparar os danos, pelo que somos extremamente gratos. Enquanto o trabalho é realizado, as lápides estão envoltas e não podem ser vistas”, finaliza o comunicado.

Ainda não há informações sobre quem seria o responsável pelos atos. Autoridades locais investigam o caso.

O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo de Fórmula 1 in loco, com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.