Yuki Tsunoda protagonizou uma sessão de classificação surpreendente para o GP da Austrália de Fórmula 1, garantindo o quinto lugar no grid. O piloto da Racing Bulls, que não esperava um resultado tão expressivo, creditou sua ‘volta mágica’ à ajuda de Lando Norris da McLaren para conseguir o feito.
“Eu não esperava ter este resultado hoje, definitivamente não esperava ser P5, esperava mais estar no top 10. Eu sabia que seria um grid apertado, mas a última volta foi uma volta muito mágica e consegui juntar tudo. Recebi um pouco de ajuda de Lando com um vácuo, então sou grato por isso. O tempo de volta veio um pouco do nada, mas o carro tem sido consistentemente bom durante o final de semana. A equipe se esforçou muito, estou surpreso, para ser honesto, com o quanto avançamos desde Abu Dhabi, você pode perceber por este resultado o trabalho árduo que eles fizeram durante a pré-temporada, então parabéns à equipe na pista e na fábrica. Sabemos que teremos um pouco de chuva amanhã, estamos preparados com o acerto e tenho certeza de que o carro terá um bom desempenho, então estou animado e confiante, só preciso manter o foco”, concluiu Tsunoda.
Isack Hadjar, em sua estreia em uma sessão de classificação na Fórmula 1, também impressionou ao chegar perto do Q3, terminando em 11º lugar. O jovem piloto expressou satisfação com o resultado, considerando-o positivo para sua primeira experiência.
“Estou muito feliz hoje. Tive uma boa sensação no Q1, e então no Q2, perdi um pouco de tempo durante minha volta rápida, pois não estava tão feliz com o equilíbrio. Sei onde perdi tempo, e é por isso que estou um pouco frustrado. Albert Park é um circuito muito particular, mas este desempenho nosso como equipe, com Yuki também em P5, mostra que trabalhamos duro após os testes no Bahrein, dando alguns passos à frente e nos permitindo ter uma melhor compreensão do carro. Olhando para amanhã, onde a chuva é prevista, nunca pilotei em condições de chuva com todos os outros carros por perto, apenas uma vez sozinho em um TPC (teste com carros antigos de F1), então não posso contar com muita experiência, mas em vez disso será importante usar o instinto e a inteligência”, acrescentou Hadjar.
Alan Permane, diretor de corrida da equipe, celebrou o desempenho de ambos os pilotos. “Estamos obviamente muito felizes com hoje e como tudo correu. Primeiro de tudo, começando com Isack, ficar a menos de dois décimos de seu companheiro de equipe no Q2 é fantástico, então todo o crédito a ele por um fim de semana muito bem administrado. Certamente estamos ansiosos para ver o que ele pode fazer no resto da temporada. E então, é claro, Yuki, brilhante com uma volta simplesmente perfeita no Q3, quinto no grid. Não há nada melhor do que isso! Agora estamos ansiosos para ver o que podemos fazer amanhã”, finalizou.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.