Yuki Tsunoda afirmou que ainda não conversou com a Red Bull Racing, sobre a possibilidade de substituir Sergio Perez na temporada 2025 da Fórmula 1.
O fraco desempenho de Perez em 2023 gerou rumores sobre a renovação de seu contrato com a Red Bull, que termina no final deste ano.
Daniel Ricciardo e Tsunoda, ambos pilotos da equipe RB, seriam candidatos naturais para ocupar a vaga de Perez. Atualmente, o japonês lidera a disputa interna por uma eventual promoção, graças ao seu bom desempenho.
Após um tropeço na China, Tsunoda voltou a pontuar bem em Miami, conquistando o oitavo lugar na corrida Sprint e o sétimo no GP no domingo. Apesar de ser o piloto mais bem classificado fora das cinco principais equipes no campeonato, Tsunoda ainda não discutiu sobre uma promoção para 2025.
“Sinceramente, ainda não ouvi nada da Red Bull”, disse Tsunoda à imprensa em Ímola na quinta-feira. “Então, não sei o que está acontecendo. Mas claro, seria ótimo correr pela Red Bull. A equipe está em ótima forma no momento. Por outro lado, se eu puder permanecer na RB, também seria excelente.”
“Temos que pensar no futuro, e nunca se sabe o que pode acontecer. Se receber uma oferta interessante, preciso considerá-la. Faço parte da família Red Bull desde muito jovem e gostaria de ficar o máximo possível. Sinto o apoio deles e quero trazer bons resultados. Acho que estou indo bem até agora, então vou continuar assim. Vamos ver no que dá”, acrescentou.
Além do longo vínculo com a Red Bull, Tsunoda tem forte apoio da fornecedora japonesa de motores Honda. A Honda, apesar de ter se retirado oficialmente da F1 no fim de 2021, mantém presença nos bastidores e retornará como fornecedora oficial da Aston Martin em 2026. A marca japonesa já sinalizou que apoiará Tsunoda mesmo após 2025. Por isso, não seria surpresa ver o piloto japonês vestindo o verde britânico da Aston Martin em um futuro próximo. Ele também já despertou interesse de outras equipes fora da Red Bull.
“Não sei como vai ser, mas definitivamente sinto mais interesse de outras equipes”, disse Tsunoda. “Isso se encaixa no meu objetivo de mostrar meu valor como piloto para outros times, para que vejam que posso ter um bom desempenho e que não sou apenas mais um piloto no grid”, completou o piloto japonês.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP da Emília-Romanha, diretamente de Ímola, com o jornalista Rodrigo França.