No próximo fim de semana, o GP da Itália de Fórmula 1 será realizado em Monza, circuito que também é conhecido como o ‘Templo da Velocidade’. Isso porque a pista possui muitas retas longas. Yuki Tsunoda acredita que isso se encaixa bem ao carro de sua equipe, a AlphaTauri.
A equipe AlphaTauri tem sua base em Faenza, na Itália, a cerca de três horas de carro do circuito de Monza, e portanto estará em sua corrida em casa. “Eu gosto de Monza, porque é uma pista realmente empolgante de pilotar. É muito rápida, e todos usam a menor pressão aerodinâmica da temporada, então a frenagem para as chicanes, especialmente forte na curva 1, é complicada”, disse Tsunoda.
Já é um fato conhecido que a AlphaTauri não possui um bom carro este ano. A equipe italiana marcou apenas três pontos em 2023 até agora, colocando-os na parte inferior do Campeonato de Construtores. “Nosso carro funcionou bastante bem nas curvas de alta velocidade, então essa pista pode ser adequada para nós. Em Spa, logo antes das férias, usamos pouca pressão aerodinâmica, e o equilíbrio do carro pareceu bastante bom, embora seja difícil dizer onde estaremos em termos de desempenho real.”
Na verdade, a corrida em Ímola era vista como a ‘corrida em casa real’ para a AlphaTauri, já que é bem mais próxima do que Monza. No entanto, aquela corrida foi cancelada devido às condições climáticas severas, resultando em fortes enchentes. “Além dos aspectos técnicos, é um evento muito importante para a equipe, especialmente porque a corrida em Ímola, a corrida mais próxima de casa para nós, teve que ser cancelada este ano. Eu sei que todos os membros da equipe estão animados com Monza, especialmente os italianos, então definitivamente estamos esperando por um bom resultado lá”, concluiu o piloto japonês.