F1: Tsunoda celebra evolução da RB e assume liderança na equipe

Yuki Tsunoda impressionou com o desenvolvimento da RB na Fórmula 1, após conquistar os primeiros pontos da equipe na temporada 2024, no Grande Prêmio da Austrália.

O piloto japonês garantiu a oitava posição no grid de largada em Melbourne, marcando sua segunda classificação consecutiva no Q3. Na corrida, Tsunoda finalizou em oitavo, mas subiu para sétimo com a punição de Fernando Alonso.

“Desde o TL1 o carro esteve bem”, disse Tsunoda. “Sabíamos que precisávamos dar o nosso máximo. Na corrida não foi fácil, algumas equipes melhoraram o ritmo, mas conseguimos aproveitar ao máximo o desempenho e as oportunidades. Estou muito feliz e a equipe fez um trabalho fantástico.”

O forte desempenho de Tsunoda no circuito de Albert Park o consolidou como piloto líder na RB, enquanto Daniel Ricciardo segue enfrentando dificuldades. O australiano não passou do Q1 e terminou a prova em 12º.

“A cada final de semana, eu apenas recomeço”, disse Tsunoda sobre suas recentes performances. “É uma nova corrida, e cada pista tem características diferentes, mas nosso carro está bem consistente.”

“Eu acho que o positivo é que temos uma consistência de performance que não tínhamos no ano passado. Tínhamos altos e baixos, e essa é uma das forças agora. Para mim, é continuar evoluindo, corrigir o que preciso e aprender com as corridas anteriores”, acrescentou.

“Não cometemos erros na Austrália, o que é importante para mim e para a equipe ter confiança nas próximas provas. Ainda mais depois da reformulação (de AlphaTauri para RB), ter uma corrida limpa parece fácil, mas não foi. Estamos definitivamente melhorando como equipe corrida após corrida.”

A equipe de Faenza passou por uma grande reformulação, tanto em pessoal quanto em filosofia técnica. Agora mais alinhada com a Red Bull Racing, a RB (Visa Cash App RB) começou a herdar componentes-chave da equipe irmã no final de 2023. Essa mudança resultou em um carro mais forte, e Tsunoda já percebe um salto significativo em relação ao ano passado.

“É impressionante como o carro está se comportando de forma bem diferente do ano passado”, disse ele. “Em algumas curvas, estamos usando marchas mais altas. Sabemos que sofremos muito no começo do ano passado, então a equipe fez um trabalho incrível. O esforço massivo para melhorar o carro, a quantidade de atualizações que trouxemos na segunda metade de 2023… definitivamente valeu a pena”, concluiu Tsunoda.