A saída de Daniel Ricciardo da RB marca uma nova era para a equipe na Fórmula 1. Com a promoção de Liam Lawson, Yuki Tsunoda assume um papel de liderança ainda mais importante dentro do time.
O CEO da RB, Peter Bayer, afirmou em entrevista ao Motorsport Week, que Tsunoda está pronto para assumir o papel de líder na equipe, função até então exercida pelo experiente Ricciardo. O jovem piloto, que entrou na equipe em 2021, já demonstrava grande potencial e vem se desenvolvendo rapidamente, tanto como piloto como em seu coportamento.
Bayer destacou a importância de ter uma combinação de um piloto experiente e um jovem talento na equipe. “Eu acredito fortemente que você precisa ter um piloto experiente e um jovem talento. Daniel nos ajudou a aprimorar Yuki, e certamente Yuki é alguém que é capaz de fazer isso no futuro.”
O chefe da equipe, Laurent Mekies, também expressou confiança em Tsunoda como o futuro da equipe. “Ele quer dar um passo à frente e nós também queremos esse passo”, afirmou Mekies. “Ele quer um passo como piloto, nós queremos um passo como equipe. Felizmente, é o que ambos planejamos.”
A saída de Ricciardo muda a dinâmica da equipe, com Tsunoda assumindo o papel de mentor e Lawson entrando como o jovem piloto em desenvolvimento. “É ótimo ver jovens talentos da ‘família’ Red Bull dando o próximo passo”, disse Mekies no anúncio da saída de Ricciardo.
Lawson terá a oportunidade de mostrar seu valor nos seis GPs e três corridas Sprint restantes na atual temporada, começando pelo GP dos EUA em 20 de outubro.