Yuki Tsunoda afirmou que a falta de experiência com os carros da Red Bull Racing, tem sido um fator determinante para as dificuldades que vem enfrentando desde que assumiu o posto na equipe principal na atual temporada da Fórmula 1.
Chamado após apenas duas etapas para substituir Liam Lawson, o japonês teve como melhor resultado até agora um nono lugar no GP do Bahrein. Desde então, tem enfrentado dificuldades para extrair desempenho do RB21, especialmente em comparação com Max Verstappen, que já venceu duas corridas em 2025.
“O entendimento sobre o carro ainda está em desenvolvimento, principalmente os últimos décimos de segundo”, disse Tsunoda. “Ainda estou construindo confiança em tudo. Com a evolução da pista, você quer sentir isso naturalmente. Quando muda o acerto, precisa saber que tipo de equilíbrio vai encontrar.”
Tsunoda destacou que o comportamento imprevisível do carro da Red Bull, exige um grau de familiaridade que só vem com o tempo. “Com um carro novo, é difícil saber exatamente como ele vai reagir. Isso vem com experiência. Obviamente, depois de quatro anos na Racing Bulls, eu sabia exatamente o que esperar, não precisava pensar, apenas reagia e era rápido. Esse tipo de coisa virá”, acrescentou.
O piloto japonês também reconheceu que subestimou o valor da experiência específica com os carros da Red Bull Racing. “Acho que em Ímola percebi o quanto ainda preciso entender. Provavelmente subestimei a importância de conhecer bem essas áreas”, comentou, referindo-se ao forte acidente na sessão de classificação na etapa italiana.
Apesar dos percalços, Tsunoda garantiu que segue determinado a evoluir. “Não perdi confiança nem nada assim, só estou construindo pouco a pouco. Em algum momento, vamos chegar lá”, completou.