A vitória de Max Verstappen no GP da Emília-Romanha em Ímola no último domingo (18), rendeu um momento inusitado entre o público italiano, que tem maioria de torcedores da Ferrari, e o tetracampeão mundial da Red Bull durante a cerimônia de pódio. O holandês ouviu o público cantar em coro “Tu tu tu tu, Max Verstappen!” durante a cerimônia, marcando uma mudança no comportamento da torcida, que antes costumava recebê-lo com vaias.
Desde que passou a dominar a Fórmula 1, Verstappen era frequentemente vaiado em circuitos onde a torcida local era da Ferrari ou Mercedes. No entanto, sua atuação em Ímola parece ter conquistado até mesmo os tifosi. Vídeos que viralizaram nas redes sociais mostram os fãs cantando seu nome ao som do hino holandês, um gesto raro para um piloto que não está no time italiano.
A Ferrari ficou de fora de fora do pódio com Lewis Hamilton e Charles Leclerc, e o fato de ter superado Oscar Piastri e Lando Norris, da McLaren, parece ter deixado o público italiano, que tem a equipe britânica como uma adversária histórica, animado.
A vitória de Verstappen significou uma quebra na sequência de conquistas de Oscar Piastri, que venceu três provas seguidas. O australiano lidera o campeonato com 146 pontos, enquanto Verstappen está em terceiro com 124.