F1 testará novo formato para uso de pneus na qualificação em 2023

Os regulamentos da sessão de qualificação da Fórmula 1, passarão por algumas alterações e serão testados em dois GPs em 2023.

No formato que será testado, a estrutura da sessão de qualificação de três partes (Q1, Q2 e Q3) vai permanecer inalterada em termos de duração e número de pilotos eliminados no final de cada segmento. No entanto, os pilotos terão de usar compostos de pneus específicos em cada etapa da sessão.

Apenas os pneus duros serão permitidos no Q1, enquanto apenas os pneus médios serão permitidos no Q2, e somente os macios durante a disputa do Q3, onde os 10 primeiros brigam pela pole position.

Qualquer especificação de pneu será permitida, caso a sessão seja declarada em condições molhadas.

Os pilotos terão uma alocação de pneus reduzida para os dois finais de semana em que o formato de qualificação alterado será testado, de 13 conjuntos para 11.

Desses 11 conjuntos, três serão de pneus duros, quatro de médios, e quatro de macios. No formato atual, onde 13 conjuntos são permitidos, os pilotos têm dois conjuntos de duros, três de médios, e oito macios.

O novo formato foi apresentado pela Comissão da F1 em abril, e aprovado pela FIA durante sua reunião WMSC nesta quarta-feira.

Ainda não foram definidos, quais serão os dois GPs onde o novo formato será testado na próxima temporada.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon