F1: Tempo de Doohan na Alpine pode estar acabando

A temporada de estreia de Jack Doohan na Fórmula 1 não teve o início esperado, e o piloto australiano precisa urgentemente reverter a situação para garantir sua permanência na Alpine e na categoria. Caso não apresente uma evilução imediata em seu desempenho, seu tempo na F1 pode estar chegando ao fim.

Quando Doohan foi escolhido como segundo piloto na Alpine, ao lado de Pierre Gasly, essa decisão gerou opiniões divididas, já que o australiano não havia demonstrado de forma convincente o que é necessário para competir na F1. Após um extenso programa de testes com carros antigos da equipe francesa, ele foi escolhido para substituir Esteban Ocon (que estava de saída para a Haas em 2026) na etapa final da temporada de 2024, o GP de Abu Dhabi.

Em sua primeira participação oficial na F1 com a Alpine no final de 2024, Doohan não conseguiu acompanhar o ritmo dos concorrentes e ficou significativamente atrás de seu companheiro de equipe, Gasly. Esperava-se que progressos fossem feitos durante o intervalo entre as temporadas, visando sua primeira temporada completa na F1.

No entanto, o início de 2025 tem sido decepcionante para Doohan, com um acidente na primeira volta de sua corrida em casa, na Austrália, seguido por um fim de semana difícil na China, marcado por acidentes, rodadas e penalizações nas corridas Sprint e principal, onde apesar de cruzar a linha de chegada, sempre esteve distante de Gasly.

O erro de Doohan no TL2 para o GP do Japão nesta sexta-feira, onde se esqueceu de fechar o DRS na curva 1, e bateu muito forte na barreira de proteção, apenas intensificou as preocupações. Para o TL1, o piloto reserva da Alpine, Ryo Hirakawa, substituiu Doohan e superou Gasly na tabela de tempos em sua primeira sessão pela equipe francesa, um resultado que não favoreceu a imagem de Doohan na Alpine.

Jacques Villeneuve, ex-piloto e campeão na F1 em 1997, atribuiu o acidente de Doohan em Suzuka à pressão psicológica que o jovem piloto enfrenta, especialmente por parte de Flavio Briatore, observando que pequenos erros estão se tornando frequentes.

A situação de Doohan se torna ainda mais delicada com a informação de que Hirakawa teria trocado a Haas pela Alpine por acreditar que teria uma chance melhor de chegar ao grid da F1 pela equipe francesa. Além de Hirakawa, o argentino Franco Colapinto também é piloto reserva da equipe francesa e aguarda uma oportunidade para impulsionar sua carreira na F1.

Diante desse cenário, a menos que Doohan consiga uma reviravolta significativa em seu desempenho nas próximas corridas, seu futuro na Fórmula 1 parece incerto e com prazo cada vez mais curto.

🎥 Vídeos mais recente