O GP da Austrália está a poucas horas de enfim dar o pontapé inicial na temporada 2025 da Fórmula 1. E para este ano, além da grande dança das cadeiras entre os pilotos, nada menos que seis nomes irão estrear em tempo integral no pelotão.
No último ano, o grid da principal categoria do automobilismo começou exatamente com os mesmos pilotos nas mesmas equipes, sem mudanças em relação a 2023. Portanto, essa foi a primeira vez na história que algo assim aconteceu.
Agora, para este campeonato, as coisas estão bastante diferentes. Além de trocas de equipes como Lewis Hamilton na Ferrari, Nico Hülkenberg na Sauber, Esteban Ocon na Haas e Carlos Sainz na Williams, nada menos que seis novatos também irão acelerar nas pistas.
Gabriel Bortoleto vai defender a Sauber, com Kimi Antonelli na Williams, Isack Hadjar na Racing Bulls, Jack Doohan na Alpine, Oliver Bearman na Haas e Liam Lawson na Red Bull – esses três já chegaram a disputar GPs no ano passado, mas agora vêm de maneira integral na F1.
E a última vez que a categoria teve tantos rookies de uma só vez no grid foi na temporada de 2010 – que inclusive também tinha dois brasileiros. Na época, Bruno Senna, Lucas di Grassi, Hülkenberg, Kahun Chndhok, Kamui Kobayashi e Vitaly Petrov faziam suas estreias na Fórmula 1.
O GP da Austrália da F1 abre a temporada 2025 neste final de semana. No sábado, dia 15, os pilotos disputam a classificação às 2h, enquanto a largada da corrida está prevista para o domingo, 16, às 1h – no horário de Brasília.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.