O ex-chefe das equipes Aston Martin e Alpine, Otmar Szafnauer, afirmou que mesmo com o rebaixamento de Liam Lawson da Red Bull Racing para a Racing Bulls, seu futuro na Fórmula 1 permanece promissor.
Falando no ‘Team Principal Podcast’, Szafnauer destacou que muitos pilotos nunca sequer têm uma oportunidade na F1, tornando a situação de Lawson longe de ser um revés. Sua posição se alinha com o consultor da Red Bull, Helmut Marko, que também minimizou as preocupações com a trajetória da carreira de Lawson.
“Então, embora pareça um rebaixamento ir da Red Bull Racing para a Racing Bulls, ele ainda é um piloto de Fórmula 1. Liam ainda pode, na Racing Bulls, aprimorar suas habilidades. Ele ainda pode se acostumar com como é correr na categoria e pode ter um bom desempenho na Racing Bulls, e então no futuro, nunca se sabe, talvez seja promovido de volta”, disse ele.
Szafnauer continuou: “Então, embora pareça sombrio, não é para Liam. Tenho certeza de que Christian (Horner, chefe da Red Bull), Helmut e os tomadores de decisão agora estão pensando: ‘Qual dupla de pilotos é melhor para nós maximizarmos nossa capacidade de vencer ou terminar o mais alto possível no campeonato de construtores?’. O que você está tentando fazer é prever o futuro, com todas as informações que você tem. Então, quando você está nesse futuro e esse futuro se torna o presente, você pode olhar para trás e dizer: ‘Talvez não tenhamos tomado a decisão certa’.”
Quando perguntado se concordava com a decisão tomada pela Red Bull, Szafnauer respondeu: “É melhor se levantar, levantar a mão e dizer: ‘Olha, nós tentamos, talvez essa não tenha sido a melhor decisão para nós e, portanto, vamos mudá-la’. Isso é melhor do que insistir em sua decisão errada por muito tempo e depois perceber que não era a decisão certa e só aí mudar”, finalizou Szafnauer.