F1: Susie Wolff quer justiça em processo contra a FIA

Susie Wolff, diretora da F1 Academy e esposa do chefe da Mercedes na Fórmula 1, Toto Wolff, entrou com um processo judicial contra a FIA, e disse que vai buscar justiça ‘até o fim’. A decisão visa garantir transparência, responsabilização e impedir que o caso em que a família Wolff foi envolvida, seja ‘escondido debaixo do tapete’.

O casal Wolff foi investigado pela FIA no início de 2024, devido a uma suposta denuncia de conflito de interesses. A alegação era de que as posições de Susie na F1 Academy e de Toto na Mercedes, permitiriam acesso indevido a informações sigilosas.

Após apoio unânime das nove equipes rivais da Mercedes na F1, a investigação foi encerrada apenas dois dias depois de iniciada. Na ocasião, Susie se declarou ‘profundamente insultada pelas acusações intimidatórias e misóginas’.

Insatisfeita com a falta de esclarecimentos sobre o ocorrido, Susie entrou com um processo judicial na França. Segundo ela, ‘ainda não houve transparência ou responsabilização em relação à conduta da FIA e de seu pessoal’.

“Sinto que é mais importante do que nunca me posicionar, denunciar comportamentos inadequados e garantir que as pessoas sejam responsabilizadas”, afirmou Susie.

Toto apoiou a esposa publicamente. “Ela é uma mulher forte, sempre lutou por suas convicções e valores, e é isso que está fazendo agora. Ela é pragmática e acredita que uma injustiça foi cometida. O tribunal precisa ouvir isso. Ninguém a desviará desse caminho. É assim que ela é.”

Lewis Hamilton também se manifestou em apoio a Susie, chamando-a de ‘corajosa’ por enfrentar a FIA, uma organização que, segundo ele, ‘carece de transparência e onde as coisas acontecem a portas fechadas’.

Toto Wolff concorda com as críticas de Hamilton: “É fato que passamos o ano inteiro falando sobre transparência e outros fatores que não estão funcionando bem, e é exatamente a isso que Lewis se refere. Devemos focar no que é grandioso no esporte, mas esse tipo de coisa precisa ser exposto.”

Sobre o que Susie espera como resultado do processo, Toto disse: “Susie iniciou esse processo e o fez de maneira muito diligente. O que mais importa para ela é descobrir o que aconteceu, responsabilizar as pessoas e impedir que o caso seja esquecido. Precisamos fazer isso como esporte, em todas as áreas”, encerrou o chefe da Mercedes.