O chefe da McLaren, Andrea Stella, afirmou que esperava um desempenho mais competitivo da Red Bull Racing na sessão de classificação para o GP da Espanha de Fórmula 1, em Barcelona. Max Verstappen ficou com o terceiro lugar no grid, mas ficou consideravelmente atrás dos pilotos da McLaren, que conquistaram a primeira fila com Lando Norris na pole e Oscar Piastri em segundo.
“De certa forma, estou um pouco surpreso por termos tido uma vantagem tão clara”, disse Stella. “Especialmente porque eu esperava que a Red Bull estivesse mais próxima, com base em características semelhantes de circuito que vimos em Suzuka e Ímola.”
Para o chefe da equipe britânica, a combinação de temperaturas elevadas e o comportamento do carro em relação ao eixo traseiro, ajudou a McLaren a extrair mais desempenho no traçado espanhol.
“Pelo menos para nós, as limitações estavam mais associadas ao eixo traseiro. E se isso também vale para os outros, então é justamente onde nosso carro funciona muito bem”, disse ele.
Stella também destacou um ponto técnico específico do Circuito de Barcelona-Catalunha, que favoreceu o modelo MCL39. “Uma característica da Espanha são as curvas longas, ao contrário de Ímola, onde as curvas são mais curtas”, acrescentou.
“E acho que nessas curvas longas, o MCL39 conseguiu manter algumas das qualidades do carro anterior. No ano passado, por exemplo, em Zandvoort, outro circuito com curvas longas, Lando dominou o final de semana. Mantivemos algumas dessas forças do ponto de vista aerodinâmico, mesmo com a evolução do carro. Isso foi recompensador nesse tipo de pista”, encerrou o chefe da McLaren.