A McLaren, considerada por muitos como uma das favoritas ao título de construtores na Fórmula 1 em 2025, reconhece que um problema específico enfrentado por Lando Norris nos testes de pré-temporada no Bahrein não pode ser totalmente corrigido, mas apenas minimizado.
Norris, após suas primeiras voltas no circuito, relatou dificuldades com o deslizamento da traseira do carro, especialmente durante as simulações de corrida. Andrea Stella, chefe da equipe, confirmou o feedback do piloto, explicando que o desgaste dos pneus traseiros é um desafio constante no Bahrein. “Essa foi definitivamente a primeira coisa que ele disse, direto. Não apenas ao sair do carro, mas também durante os stints”, disse Stella ao GPblog.
Stella detalhou que a equipe está trabalhando para melhorar a aderência traseira, a estabilidade na entrada das curvas e a tração, além do comportamento do carro no meio das curvas. No entanto, ele reconheceu que eliminar completamente esses problemas é um objetivo irreal. “Você meio que tem o objetivo de remover esses problemas completamente, mas na realidade, é apenas um jogo de quem minimiza mais essas limitações, que são inerentes a um carro de Fórmula 1 e especialmente a um carro de Fórmula 1 em uma pista com esse tipo de traçado”, explicou o italiano.
Ele destacou ainda, que o desgaste traseiro é uma característica inerente do circuito do Bahrein. “Quando você vem para o Bahrein, eu ficaria muito, muito surpreso se você não tiver uma limitação na traseira e uma limitação na tração. De alguma forma, essas limitações são inerentes ao circuito em que estamos operando. De acordo com o que vimos até agora e os dados que tínhamos no desenvolvimento do carro, se alguma coisa, achamos que melhoramos desse ponto de vista”, acrescentou.
O chefe da McLaren lembrou que a única vez em que viu uma mudança drástica nesse aspecto, foi quando a Ferrari introduziu o efeito de escapamento durante as temporadas de 2011-2012. No entanto, ele não espera que isso se repita. “Dentro do que você pode fazer dentro do escopo dos regulamentos, que é fixo, então você sempre sofrerá a mesma limitação. Mas em última análise, você precisa tentar reduzir essas limitações cada vez mais”, encerrou Stella.