F1: Stella explica atraso em utilização de nova asa dianteira da McLaren

A McLaren revelou os motivos que levaram a equipe a adiar a utilização definitiva de uma importante atualização em seu carro na temporada 2026 da Fórmula 1. Embora a nova asa dianteira tenha estreado inicialmente no GP do Canadá, o componente precisou ser retirado dos carros antes de retornar algumas etapas depois, em Barcelona.

Essa decisão chamou atenção, porque foi a primeira vez, desde o início da ascensão da equipe em 2023, que uma atualização não entregou imediatamente os resultados esperados. Segundo o chefe da McLaren, Andrea Stella, o problema não estava relacionado apenas à aerodinâmica da peça.

A nova asa dianteira foi instalada nos carros de Lando Norris e Oscar Piastri em Montreal, mas acabou removida antes da classificação Sprint. Após uma série de ajustes e análises, a equipe voltou a utilizá-la no GP da Espanha, já com modificações que permitiram explorar melhor seu potencial.

Stella explicou que o trabalho exigiu um período maior de compreensão sobre o funcionamento do componente: “A asa dianteira é um projeto que precisou de algumas corridas para entendermos exatamente como utilizá-la e o que ela estava entregando”, afirmou.

O dirigente destacou que os engenheiros identificaram pontos que precisavam de evolução além da área aerodinâmica: “Percebemos que havia alguns aspectos que não eram apenas aerodinâmicos, mas também mecânicos, que precisavam ser desenvolvidos”, disse ele.

Andrea Stella (ITA) McLaren Team Principal.
Foto: XPB Images

De acordo com Stella, as alterações realizadas desde a primeira introdução da peça produziram os resultados desejados: “Fizemos algumas modificações desde a primeira vez que a introduzimos, e essas modificações foram eficazes. Agora estamos satisfeitos com o desempenho e com a correlação dos dados em comparação com as ferramentas de desenvolvimento utilizadas nos dois carros”, acrescentou.

O chefe da equipe também elogiou a rapidez de resposta do time técnico durante o processo. Segundo ele, assim que os problemas foram identificados, a McLaren trabalhou para projetar e fabricar novas soluções, primeiro para Mônaco e depois para a etapa da Espanha.

Para Stella, a implementação definitiva da asa dianteira, marca o encerramento da primeira fase de atualizações do carro. Apesar disso, ele garantiu que o desenvolvimento continuará ao longo da temporada: “Estamos obviamente trabalhando em mais atualizações. Veremos uma evolução contínua em várias áreas do carro, porque o projeto ainda é muito imaturo, e isso vale para todos”, completou.