F1: Stella elogia Norris por pole em Mônaco e vê margem para mais evolução

A McLaren celebrou uma importante conquista na Fórmula 1 com a pole position de Lando Norris no GP de Mônaco 2025, mas o chefe da equipe, Andrea Stella, acredita que ainda há mais desempenho a ser explorado pelo britânico nas próximas corridas.

Norris garantiu sua segunda pole da temporada com uma volta espetacular no fim do Q3, superando Charles Leclerc com um novo recorde absoluto da pista em Monte Carlo. A conquista marca o fim de um jejum de poles que vinha desde a etapa de abertura na Austrália, e representa um importante ponto de virada após um período de dificuldades em classificações.

“Certamente nesta semana, Lando pilotou de forma muito rápida, consistente, e manteve essa performance ao longo de todo o Q3, o que era um desafio nas últimas corridas”, afirmou Stella, em entrevista reproduzida pelo Motorsport Week. “O mérito é todo dele, e não havia lugar melhor que Monte Carlo para confirmar ritmo e consistência, especialmente numa pista onde repetir com precisão cada entrada de curva é crucial.”

Segundo Stella, a pole de Norris é fruto direto de um trabalho de adaptação que envolveu o piloto e seu grupo de engenheiros nas últimas etapas, especialmente na tentativa de ajustar o MCL39 ao estilo de pilotagem do britânico. Ele admitiu que, até então, o carro não oferecia a resposta ideal que Norris precisava para maximizar seu desempenho em voltas rápidas.

“Como sempre fazemos com Oscar [Piastri] também, tentamos como equipe identificar os detalhes que impedem o piloto de encontrar aquele décimo final que faz a diferença”, explicou. “Os engenheiros fizeram um trabalho excelente ao reconhecer essas oportunidades e, dentro do que era possível, adaptamos o carro. Lando soube aproveitar isso de forma fenomenal.”

Stella destacou ainda a comunicação entre Norris e a equipe como um fator determinante para o sucesso no sábado. “Eles trabalharam muito bem juntos, entre sessões e até durante as voltas rápidas, mantendo o foco nas oportunidades de extrair o máximo do carro”, afirmou.

O chefe da McLaren também acredita que o desempenho em Mônaco pode representar um ponto de inflexão no campeonato para Norris, ao aumentar sua confiança e confirmar o acerto da direção tomada pelo time. “Hoje foi um passo importante no processo de evolução, não só para Lando, mas também para Oscar. Em um ambiente tão competitivo quanto a Fórmula 1, é fundamental buscar sempre como melhorar”, disse.

Mesmo com o resultado expressivo, Stella foi cauteloso e afirmou que o trabalho está longe de terminar. “Sinto que ainda há bastante a ser extraído. Estou animado com esse avanço e ansioso pelos próximos passos que daremos com Lando e Oscar”, comentou. “Tenho certeza de que Oscar também teve pontos que não funcionaram como ele queria na classificação, e sabemos o quanto é desafiador encaixar tudo perfeitamente nesse nível.”

A McLaren entra no domingo em uma posição privilegiada, com Norris largando da pole e Piastri em terceiro. Mas com a novidade da obrigatoriedade de duas paradas nos boxes durante o GP de Mônaco, a equipe sabe que a gestão de estratégia será tão crucial quanto a performance pura.

Se o sábado mostrou o talento de Norris e a eficácia das mudanças da McLaren, o domingo promete testar a consistência da equipe em uma das corridas mais imprevisíveis da temporada.

O F1MANIA.NET acompanha o GP de Mônaco ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.