Andrea Stella, chefe da McLaren, comentou sobre as ambições da equipe e os desafios enfrentados na temporada 2024 da Fórmula 1. Para Stella, o título de construtores sempre foi o principal objetivo, embora o título de pilotos tenha mais prestígio histórico. O dirigente também reconheceu que o nível estabelecido por pilotos como Max Verstappen e Lewis Hamilton é um grande obstáculo para qualquer competidor.
O chefe da McLaren afirmou: “A questão de qual título é mais importante é como perguntar quem é seu filho favorito”, brincou Stella. “As pessoas tendem a lembrar mais do campeonato de pilotos. Mas o título de construtores, considerando nossa trajetória atual, é uma meta incrível para nós. É algo que realmente podemos disputar.”
Stella destacou que a equipe está em um processo de construção que prioriza marcos sólidos, como o título de construtores, antes de mirar um título de pilotos. “Conversei com os pilotos várias vezes durante a temporada, e Lando (Norris) mesmo sentiu que, para onde estamos indo como equipe, o foco nos construtores faz mais sentido. É um alicerce que queremos estabelecer antes de buscar o título de pilotos.”
No entanto, Stella reconheceu que alcançar o título de pilotos exige superar um nível altíssimo, principalmente diante do domínio recente de Verstappen e Hamilton. “O nível está incrivelmente alto. Isso exige que a equipe dê total suporte ao piloto. Lando não conseguiu disputar o título até a última corrida porque, como equipe, não fornecemos um carro rápido o suficiente no início da temporada. Depois das atualizações em Miami, ele está no mesmo nível de Verstappen em termos de performance”, acrescentou.
O dirigente também destacou a importância da cultura dentro da equipe. “A cultura é fundamental para maximizar o que temos, permitir que o talento floresça e aprender com as oportunidades perdidas. É difícil capitalizar sem uma performance forte e uma cultura sólida”, encerrou Stella.
Com um desempenho em ascensão e foco no longo prazo, Stella acredita que a McLaren está no caminho certo para se consolidar como uma força tanto no campeonato de construtores quanto no de pilotos, talvez já em 2025.