Silverstone deu um novo passo em sua expansão como polo de automobilismo ao anunciar a finalização do asfalto de sua nova pista de Kart, construído sobre uma parte desativada do antigo traçado da Fórmula 1. A pista, de padrão internacional, inclui as icônicas curvas Bridge e Priory, utilizadas pela última vez na F1 em 2009.
Com 1.377 quilômetros de extensão e localizada nas proximidades da reta Wellington, a nova pista foi projetada com a colaboração dos ex-pilotos de Fórmula 1 David Coulthard e Anthony Davidson. Ao todo, o Kart Silverstone, contará com seis configurações diferentes de traçados e terá capacidade para sediar eventos internacionais sancionados pela FIA.
George Russell, piloto da Mercedes na F1 e bicampeão europeu de Kart pela CIK-FIA, visitou o local recentemente e se mostrou impressionado com o resultado: “É incrivelmente impressionante”, afirmou Russell. “Tenho certeza de que se tornará uma das principais instalações de Kart do mundo, e um local do qual todo o automobilismo britânico poderá se orgulhar. Estou ansioso para acelerar nessa pista e apoiar a nova geração de jovens pilotos, assim como o BRDC fez por mim”, disse ele.
Essa novidade também foi comemorada pelo CEO de Silverstone, Stuart Pringle, que destacou o impacto do projeto no futuro do autódromo: “Esse novo circuito marca um marco importante na transformação de Silverstone em um destino de automobilismo e lazer de classe mundial, funcionando durante o ano todo”, afirmou.
As curvas Bridge e Priory fizeram parte do circuito de Silverstone desde a reconfiguração realizada em 1991, tendo passado por adaptações nos anos seguintes, como a inclusão de uma chicane na Abbey, em 1995, que reduziu a velocidade de entrada no trecho. Em 1995, o local foi palco de um incidente marcante entre Damon Hill e Michael Schumacher durante a disputa pelo título.
Com a reforma de 2010, essas curvas foram deixadas de lado no traçado principal, mas agora ganham nova vida como parte do investimento na formação de talentos no Kart.