A Mercedes admitiu que a falta de compromisso com o futuro de Lewis Hamilton, foi um fator determinante na saída do heptacampeão da equipe. Hamilton deixará a Mercedes ao final da temporada 2024 da Fórmula 1 para se juntar à Ferrari em 2025.
Mesmo tendo renovado seu contrato com a Mercedes em 2023, Hamilton optou por acionar uma cláusula de rescisão para aceitar a oferta da Ferrari. Segundo o diretor de engenharia de pista da Mercedes, Andrew Shovlin, a equipe não estava disposta a se comprometer com um projeto de longo prazo para o piloto britânico, tanto que o contrato de Hamilton com a Mercedes ia somente até o final de 2025.
“Ele queria correr por mais anos do que estávamos preparados para nos comprometer”, disse Shovlin. “Ele queria ter outro capítulo em sua carreira que fosse sobre a Ferrari, e é um grande desafio para ele.”
A saída de Hamilton marca o fim de uma era de sucesso na Fórmula 1, com seis de seus sete títulos conquistados em parceria com a Mercedes (o primeiro foi com a McLaren). No entanto, a mudança de regulamentos em 2022 trouxe dificuldades para a equipe e para o próprio Hamilton, que não conseguiu se adaptar completamente ao novo conceito de carros.
“Se você procurar um tema comum, temos um carro que é difícil de virar nas curvas mais lentas, e a maneira como os pilotos têm que virá-lo é deslizando a traseira na entrada e na saída”, afirmou Shovlin. “Isso adiciona temperatura aos pneus, e Lewis achou bastante difícil lidar com esse problema.”
Apesar dos desafios enfrentados, Hamilton ainda conseguiu conquistar duas vitórias em 2024, uma no GP da Bélgica e outra no GP da Inglaterra. Essa vitória ‘em casa’ marcou um momento especial para o piloto e para a equipe, que puderam celebrar juntos mais um sucesso.
“Foi lindo fazer parte disso, especialmente em Silverstone”, disse Shovlin. “Foi lindo vê-lo lá em cima. Foi bom ver o que aquilo significava para ele”, completou.
A saída de Hamilton da Mercedes abre um novo capítulo na história da Fórmula 1. A Ferrari, por sua vez, espera que o talento e a experiência do piloto britânico possam ajudá-la a voltar ao topo da categoria.