F1: Sexta-feira decepcionante para Sauber em Austin

A sexta-feira em Austin foi decepcionante para a Sauber (Stake F1 Team), na sessão de classificação Sprint no final de semana do GP dos EUA de Fórmula 1. Valtteri Bottas ficou apenas com o P19 e Zhou Guanyu com o P20, no grid de largada da corrida Sprint deste sábado.

Alessandro Bravi, chefe da equipe: “Não podemos deixar de ficar decepcionados com o desempenho na sessão de classificação Sprint, onde Valtteri e Zhou lutaram para encontrar o equilíbrio certo, particularmente no primeiro setor. As margens entre sair no SQ1 e progredir para o SQ2 são mínimas, mas isso não esconde o fato de que não conseguimos fazer o progresso necessário para passar. Hoje (sexta-feira) mais cedo, recebemos feedback positivo sobre o novo pacote que introduzimos no carro de Valtteri, incluindo uma nova asa dianteira. No entanto, não conseguimos maximizar o potencial dessas atualizações durante a sessão. Reconhecemos os desafios do formato Sprint na otimização do pacote e da configuração, mas isso não é uma desculpa para esses resultados. Seguindo em frente, trabalharemos em estreita colaboração com nossos pilotos para encontrar mais potencial no carro por meio de ajustes de configuração. Nosso objetivo é extrair o máximo desempenho para a próxima sessão de classificação no sábado e o GP no domingo, enquanto continuamos nosso esforço até o final da temporada”, disse ele.

Bottas: “A sessão de classificação foi bem difícil hoje (sexta-feira), com o vento aumentando e afetando minha consistência. O resultado final não parece diferente das últimas etapas, mas a sensação no carro melhorou. As atualizações que trouxemos para esta corrida nos colocaram em uma posição melhor e estamos mais próximos da concorrência. Ainda precisamos encontrar mais estabilidade, então o plano é ajustar a configuração depois da corrida Sprint e antes da sessão de classificação para o GP no domingo, com o objetivo de fazer algo mais e nos colocar em uma posição melhor para a corrida”, acrescentou.

Zhou: “Foi um dia muito complicado, logo de manhã com alguns problemas técnicos nos custando algum tempo de pista, e poucas voltas completadas no TL1. Em um fim de semana com formato Sprint, perder qualquer tempo de pista é algo que não podemos nos dar ao luxo, então sabíamos que o dia seria difícil. Minha melhor volta na clasificação Sprint foi deletada, mas naquela tentativa, eu estava apenas meio décimo atrás de Valtteri. Ainda assim, não teria sido o suficiente para subir da última fila. É frustrante sentir que você tirou o máximo do carro e está perto do seu companheiro de equipe, mas nós dois estamos no final do grid. Isso mostra que, como equipe, ainda temos muito de trabalho a fazer. No entanto, tenho esperança de que, ao resolver os problemas que enfrentamos até agora neste fim de semana, possamos ter um sábado e domingo mais limpos”, finalizou o piloto chinês.