A Aston Martin conseguiu um P8 com Fernando Alonso e um P13 com Lance Stroll na sessão de classificação para o Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1, mas esperava ter os dois carros no Q3, não somente o piloto espanhol, porém Stroll não conseguiu avançar para a última parte da sessão.
Mike Krack, chefe da equipe: “Uma última sessão de classificação em 2024 e, como a maior parte deste ano, foi incrivelmente competitiva aqui em Abu Dhabi. Ambos os pilotos otimizaram o pacote e as condições mais frias da noite, então foi um sábado positivo para a Aston Martin. Lance foi muito rápido no Q1, tendo usado três conjuntos de macios na sessão, mas acabou ficando sem borracha no último setor. Fernando pilotou bem para chegar ao Q3. Oito das dez equipes foram representadas no Q3, mostrando o quão extremamente acirrada essa temporada tem sido. Fernando alinhará em P8 e agradeceu a todos por fazerem as melhorias no AMR24 durante a noite. Será uma corrida longa e difícil amanhã, mas tentaremos marcar pontos com os dois carros e recompensar a equipe e nossos fãs”, concluiu.
Alonso: “Parece que encontramos a janela certa com o carro na sessão de classificação e estou feliz em começar na oitava posição amanhã. O carro ficou bastante desconectado este fim de semana, então fizemos algumas mudanças de configuração durante a noite. Ainda estávamos um pouco pessimistas após o TL3 e então fizemos mais algumas mudanças no carro antes da sessão de classificação. O carro estava muito melhor esta noite e consegui dar algumas boas voltas para progredir para o Q3. Faremos o nosso melhor para aproveitar a última corrida da temporada amanhã e, com sorte, marcar mais alguns pontos”, acrescentou.
Stroll: “Com base no nosso ritmo até agora neste final de semana, escolhemos correr com três conjuntos de pneus macios no Q1. Em retrospecto, poderíamos ter passado com dois conjuntos porque o desempenho do carro pareceu melhorar nas temperaturas mais frias. Isso significou que não tínhamos os pneus que precisávamos no Q2, então eu estava com um conjunto usado e isso pode facilmente ir para o outro lado. Nós tendemos a ser mais competitivos no sábado do que no domingo, mas veremos o que a última corrida do ano trará amanhã”, finalizou o canadense.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de Abu Dhabi ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.