F1: Sargeant lamenta erro em acidente após passar para o Q3

O piloto da Williams, Logan Sargeant descreveu seu acidente na qualificação para o GP da Holanda de Fórmula 1, como um ‘erro milimétrico’ que o levou a sair da pista na primeira vez em que passou passou para o Q3.

Sargeant conseguiu avançar para o Q3 pela primeira vez em seu ano de estreia na F1, e fez isso em condições de pista escorregadia em Zandvoort, com o asfalto secando o suficiente para que os pneus slick fossem utilizados na parte final da qualificação.

Enquanto estava em sua segunda volta rápida no início do Q3, o piloto da Williams perdeu o controle de seu carro na entrada da curva 2 e colidiu, encerrando sua participação na sessão, além de causar uma bandeira vermelha.

O impacto causou danos consideráveis ao FW45, mas apesar disso, Sargeant ainda vai largar na décima posição no grid de largada no domingo.

“O que menos queria era deixar a equipe com um grande prejuízo”, disse Sargeant. “Estou me esforçando ao máximo para entregar bons resultados. Houve muitos pontos positivos neste fim de semana. No treino seco de ontem, senti que estava realmente competitivo. O ritmo em corridas longas estava muito bom. Tínhamos o carro muito bem ajustado.”

“Mesmo nas sessões Q1 e Q2, apesar de ter perdido um pouco de ritmo na pista molhada hoje, o grande ponto positivo para mim foi conseguir entregar voltas rápidas quando precisava. Isso é algo que venho buscando ao longo desse ano, e conseguir isso foi muito bom hoje. No entanto, tudo isso foi prejudicado por um erro mínimo”, acrescentou.

O desempenho de Sargeant aconteceu no mesmo dia em que seu companheiro de equipe na Williams, Alex Albon, igualou seu próprio melhor resultado de qualificação ao conquistar o quarto lugar.

Sargeant também acrescentou que a Williams não esperava que o circuito de Zandvoort fosse favorável para eles, e que eles investigarão mais a fundo o desempenho.

“Estou vivendo emoções mistas, definitivamente é agridoce. Do meu ponto de vista, vou analisar a situação com cuidado e avaliar o que fiz de errado, principalmente se foi apenas um pequeno erro inevitável ou algo relacionado à minha abordagem mental. Ainda estou tentando entender completamente, mas farei o possível para descobrir”, disse ele.

“Depois, não vou ficar remoendo o ocorrido, porque nosso ritmo em corridas longas foi excelente ontem. Espero que a equipe possa reconstruir o carro o mais rápido possível e aproveitar nosso bom ritmo para tentar marcar pontos”, finalizou Sargeant.