Carlos Sainz afirmou que fará mudanças significativas em seu estilo de pilotagem para evitar ‘expor as fraquezas’ do carro da Williams na temporada 2025 da Fórmula 1. O piloto espanhol tem enfrentado dificuldades em comparação com seu companheiro de equipe, Alex Albon, nas três primeiras corridas da temporada, desde sua chegada vindo da Ferrari.
Sainz acumula um déficit médio de 0,226 segundos para Albon nas sessões de classificação, com o tailandês-britânico largando em média na 8ª posição, enquanto Sainz tem em média a 12ª posição nas largadas. Albon já conquistou dezoito pontos, enquanto Sainz somou apenas um ponto na China, beneficiado pelas desqualificações de Charles Leclerc, Lewis Hamilton e Pierre Gasly.
O principal desafio de Sainz tem sido extrair o máximo desempenho nas sessões de classificação. O piloto explicou que precisa alterar sua pilotagem para não evidenciar as características menos favoráveis do FW47. “Ainda há muitas coisas de acerto para tentar e descobrimos algumas fraquezas do carro que precisamos tentar resolver”, disse Sainz à imprensa. “Estamos perdendo muito tempo de volta em certos pontos específicos da pista que estão alinhados com minhas sensações no carro. Temos um pouco de lição de casa desse lado e, ao mesmo tempo, o carro foi bom o suficiente para os pontos e, se começarmos a ter finais de semana melhores juntos, vamos conseguir evoluir”, disse ele.
Sainz afirmou que a equipe trabalhou no acerto do carro mais próximo de suas preferências. “Mas tive que mudar algumas coisas no meu estilo de pilotagem, para garantir que não exponha algumas das fraquezas do carro que são bastante evidentes quando tento forçar um pouco mais na sessões de classificação”, concluiu o piloto, demonstrando sua determinação em se adaptar para melhorar seu desempenho com a Williams.