O final da temporada 2024 da Fórmula 1 reserva um capítulo especial para Carlos Sainz. O espanhol vai se despedir da Ferrari, rumo a novos ares na categoria.
A situação de Sainz mudou bastante durante o intervalo entre as temporadas. Ele perdeu o lugar na equipe italiana para Lewis Hamilton a partir de 2025, e viu seu preparador físico migrar para o time de Max Verstappen. Apesar da postura profissional nas declarações públicas, o piloto de 29 anos admite que emoções virão à tona no final do ano.
“Em termos emocionais, ainda não houve impacto porque temos 24 corridas pela frente. Acredito que as últimas provas serão emocionantes. Principalmente porque deixarei para trás um grande grupo de pessoas com quem trabalhei muito bem. Conheci ótimos seres humanos na Ferrari e também muitos Tifosi pelo mundo, que me fizeram sentir em casa desde o início. Deixaremos a parte emocional para o final. Até então, seguiremos focados e tentando fazer o melhor trabalho possível. Sei que a equipe me dará todo o apoio. Vamos dar o máximo juntos e ter um bom ano”, encerrou.
O destino de Sainz para 2025 ainda é incerto. Embora tenha sido associado à Audi, que só vai entrar na Fórmula 1 em 2026, quando assumir a Sauber (atual Stake F1 Team), o espanhol provavelmente precisará encontrar uma vaga para preencher o ano que vem. O lado positivo é que muitos contratos de outros pilotos estão se encerrando no final da temporada 2024, e Sainz tem a seu favor a fama de ser um piloto talentoso e confiável. Portanto, é provável que ele consiga um novo ‘lar’ na categoria em 2025.