F1: Sainz pede suspensão ativa para carros de 2026

A Fórmula 1 sofrerá grandes transformações em 2026. O regulamento técnico será reformulado, trazendo carros mais leves, compactos e com componentes aerodinâmicos ativos, que se movimentam para gerar mais ou menos downforce.

O piloto da Ferrari, Carlos Sainz, comentou sobre as novidades. Apesar de certa cautela inicial, o espanhol prefere esperar para ver os resultados na pista. “Acho injusto criticar ou apoiar a mudança de regulamento de imediato. Ao mesmo tempo, se isso atraiu grandes fabricantes como a Audi para a categoria, é algo que deve ser valorizado e contextualizado.”

No entanto, Sainz tem uma sugestão clara para a FIA: a introdução da suspensão ativa. “A suspensão vem se tornando um grande ponto de discussão em vários circuitos, devido à exigência física que impõe aos pilotos. Se eu pudesse pedir algo para a FIA em 2026, levando em conta a chegada da aerodinâmica ativa, por que não ter suspensão ativa também?”, questionou o piloto.

“Isso protegeria a região lombar dos pilotos, salvaguardando nossa saúde e a segurança em determinadas pistas. Se eu pudesse pedir uma melhoria para 2026, seria algo para nos proteger nesse aspecto”, concluiu o espanhol.

A preocupação de Sainz é válida. Com carros mais leves e teoricamente mais rápidos, a exigência física sobre os pilotos deve aumentar. A adoção da suspensão ativa poderia ser uma medida interessante para equilibrar o desempenho com a saúde e segurança dos competidores. Resta saber se a FIA irá considerar a proposta do piloto da Ferrari.