Carlos Sainz defendeu a Ferrari das críticas direcionadas à estratégia da equipe durante a temporada 2023 da Fórmula 1. Apesar de reconhecer erros pontuais, o espanhol apontou para o desgaste excessivo dos pneus como o principal obstáculo da Ferrari rumo ao topo do pódio.
A Scuderia começou o ano como uma força a ser considerada, conquistando sete pole positions, mas a Red Bull se mostrou superior em ritmo de corrida convertendo esse domínio em vitórias consecutivas. A Ferrari terminou o campeonato de construtores na terceira posição, atrás da Mercedes e a três pontos de um segundo lugar que segundo Sainz, escapou por conta de problemas que vão além da estratégia.
“Realmente não acho que perdemos tantos pontos com a estratégia este ano”, disse ele ao Motorsport-Total. “Não acertamos em algumas corridas, mas não foi o nosso ‘calcanhar de Aquiles’. Ao longo da temporada, Mercedes e Red Bull também cometeram erros estratégicos. Se cometemos mais, então talvez haja algo a otimizar. Mas está longe de ser o nosso maior problema.”
Sainz afirmou que o alto desgaste dos pneus, limitava as opções da Ferrari nas lutas de pista e nas decisões estratégicas.
“Se o seu carro não é tão rápido no domingo e também está gastando os pneus mais do que os rivais, então é mais difícil acertar a estratégia”, afirmou o espanhol. “Com maior desgaste, você sempre corre o risco de ser atacado com um undercut, e praticamente não pode tentar um overcut. Isso te dá muito pouco espaço de alguma manobra estratégica”, concluiu Sainz.