O piloto da Ferrari, Carlos Sainz, está otimista com o novo pacote de atualizações que a equipe italiana planeja introduzir no GP da Itália de Fórmula 1 neste próximo final de semana, na tentativa de solucionar os problemas de ‘porpoising’ que têm afetado o desempenho do carro. Desde a introdução de atualizações no GP da Espanha, em maio, a Ferrari tem enfrentado dificuldades com a instabilidade do carro, que resultaram na perda de rendimento em diversas provas.
A equipe de Maranello, que iniciou a temporada de 2024 com duas vitórias nas oito primeiras corridas, além de vários pódios, estava bem posicionada para competir com Red Bull, Mercedes e McLaren. No entanto, as atualizações feitas até agora não tiveram o efeito esperado, forçando a Ferrari a buscar novas soluções, como um novo assoalho que será utilizado em Monza.
Sainz comentou sobre a expectativa de que as novas atualizações finalmente solucionem os problemas do carro. “Espero que, uma vez que a gente descubra o que realmente está gerando esse ‘porpoising’, possamos resolver e focar em adicionar mais downforce ao carro,” disse o espanhol após o GP da Holanda, realizado em Zandvoort. Ele destacou que a equipe ainda está um passo atrás na compreensão do problema, mas vê com bons olhos a chegada das novidades.
O desempenho da Ferrari em Zandvoort foi uma montanha-russa. Sainz teve dificuldades na sessão de classificação, sendo eliminado no Q2, mas conseguiu terminar a corrida em quinto lugar após uma boa recuperação. O espanhol revelou que ajustes no acerto do carro foram necessários para minimizar o ‘porpoising’, o que impactou o ritmo geral, mas ele se mostrou satisfeito por ter superado rivais como Sergio Perez e os dois carros da Mercedes.
Apesar dos desafios, Sainz destacou o resultado surpreendente de Charles Leclerc, que conseguiu subir ao pódio em P3, tendo largado da sexta posição no grid. Ele também elogiou o desempenho dominante de Lando Norris, vencedor da corrida, reconhecendo que o britânico teve um fim de semana ‘muito sólido’.