Carlos Sainz afirmou estar ‘relativamente preocupado’ com a confiabilidade do SF-23 da Ferrari, depois de um fraco início na temporada 2023 da Fórmula 1.
Na corrida de abertura no Bahrein, Charles Leclerc teve que abandonar quando ocupava a terceira posição. Ao longo do final de semana em Sakhir, Leclerc teve dois componentes de controle eletrônico, trocados em seu carro, tendo que utilizar um terceiro componente na Arábia Saudita, o que resultou em uma penalidade de dez posições no grid.
Apesar de suas preocupações, Sainz expressou confiança de que o problema não durará muito. “Com certeza estamos relativamente preocupados”, disse ele.
“Não é assim que você quer começar uma temporada com uma penalidade na segunda corrida e usando dois ECU no primeiro final de semana, e claramente não estamos felizes com isso. Nós identificamos como uma fraqueza, mas esta é a primeira vez que vemos essa falha em muito, muito tempo, então isso nos pegou de surpresa.”
“Estamos preparando as coisas para resolver isso e tenho certeza de que somos capazes no curto prazo. Então, sim, é uma situação muito ruim, mas agora só podemos olhar para frente e tentar melhor”, disse Sainz.
A Ferrari entrou na temporada 2023 com a esperança de disputar o título, depois de mostrar uma forma promissora no início de 2022.
No entanto, a Red Bull foi a equipe dominante nas duas primeiras corridas, conquistando duas dobradinhas seguidas.
Falando sobre a falta de ritmo da Ferrari nesse começo de temporada, Sainz disse: “Acho que é simplesmente um sinal de que há alguém por aí fazendo um trabalho um pouco melhor do que nós, e que precisamos elevar o nível.”
“Não é apenas o quanto você pode progredir de um ano para o outro, é o quanto você pode progredir em relação ao resto do grid. Estou na Ferrari há três anos e o progresso que vi dentro da equipe de 2021 a 2023 é enorme”, disse ele.
“Até agora não foi o suficiente para vencer a Red Bull ou a Mercedes. Em 2021, fomos P3 e no ano passado fomos P2, e agora, obviamente, o início da temporada foi difícil e enfrentamos problemas com ritmo de corrida e confiabilidade, que honestamente não esperávamos enfrentar, e isso nos pegou um pouco desprevenidos, mas estamos colocando tudo no lugar para garantir que isso não aconteça novamente.”
“Eu acho que faremos um bom trabalho este ano no desenvolvimento, pois temos uma meta muito clara do que precisamos melhorar no carro, o carro está respondendo exatamente da mesma forma que no túnel de vento”, finalizou o espanhol.