F1: Sainz apoia candidatura do pai à presidência da FIA

O piloto da Williams, Carlos Sainz Jr., manifestou apoio público à possível candidatura de seu pai, Carlos Sainz Sr., à presidência da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O bicampeão do WRC e vencedor do Rally Dakar, está avaliando seriamente entrar na disputa eleitoral marcada para dezembro, embora ainda não tenha tomado uma decisão definitiva.

“Sou filho dele, então sou suspeito para opinar”, reconheceu Sainz Jr. “Mas tentando ser o mais objetivo possível, não me ocorre ninguém melhor. Ele acompanhou de perto todo o meu caminho no Kart, passou comigo pelos anos de monopostos, enfrentando as dificuldades dessa escada até a Fórmula 1. Fez dez anos de F1 ao meu lado e tem quatro décadas de experiência no Rally. Ele viveu o automobilismo de todos os ângulos.”

O piloto da Williams destacou que a ideia de concorrer à presidência não partiu do próprio pai, mas foi sendo plantada por membros do paddock da F1 que acreditam em seu perfil para o cargo. Aos 63 anos, Sainz Sr. já começou a avaliar nomes para uma possível equipe de campanha e a entender melhor os detalhes do processo eleitoral da FIA.

“Por enquanto ele ainda não montou uma equipe, mas está considerando seriamente. Está buscando entender como funcionam as eleições, com quem precisa conversar, que pessoas gostaria de ter ao lado dele. A cada uma ou duas semanas ele me dá uma atualização sobre o andamento das coisas”, afirmou Sainz Jr.

Ele também acredita que o pai poderia contribuir para um ambiente menos político dentro da FIA, marcada por polêmicas nos últimos anos sob a gestão de Mohammed Ben Sulayem.

“A parte política talvez seja o lado negativo, porque ele não gosta disso. Mas se existe alguém capaz de reduzir a política na FIA, é ele, pois sempre se baseia no bom senso e em regras simples de convivência. Por isso tanta gente o incentivou”, finalizou o piloto da Williams.

Até o momento, Sainz Sr. é o primeiro nome a manifestar interesse público na presidência da entidade máxima do automobilismo, mesmo ainda não tendo confirmado sua candidatura.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.