Carlos Sainz participou no sábado de uma exibição especial no MadRing, circuito urbano em Madri que será palco do Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 a partir de 2026. O piloto espanhol pilotou um carro da Williams de 2023 em três ocasiões durante o evento, em que atuou como embaixador do novo traçado de rua.
Questionado sobre a coexistência entre o novo GP em Madrid e o tradicional GP da Espanha em Barcelona, Sainz demonstrou otimismo. Para o piloto da Williams, os dois eventos não precisam disputar espaço no calendário. “Madrid e Barcelona são compatíveis. Eu sei que são. No próximo ano vamos correr em Madri e também em Barcelona. Terei dois GPs em casa, e isso me deixa extremamente orgulhoso do meu país”, disse ele.
Enquanto Sainz representa oficialmente o MadRing, seu compatriota Fernando Alonso é embaixador do Circuito de Barcelona-Catalunha. O piloto da Aston Martin, inclusive, afirmou recentemente que acredita na permanência de Barcelona na Fórmula 1 após o fim do atual contrato, que vai até 2026.
Sainz comentou também sobre sua relação com Alonso, destacando o apoio que recebeu do bicampeão no início da carreira. “Fernando e eu somos concorrentes, mas também amigos. Ele me ajudou muito no começo da minha trajetória, e serei sempre grato. Fico feliz que ele tenha sido nomeado embaixador de Barcelona. Se pudermos fazer o nosso melhor para manter as duas corridas, será ainda melhor para a Espanha”, acrescentou.
Por fim, Sainz mostrou entusiasmo com a possibilidade de manter dois GPs no território espanhol por mais tempo. “Ter duas corridas é incrível, algo que poucos pilotos têm a sorte de vivenciar. Vamos ter isso no próximo ano, e espero que possamos continuar. Desejo o melhor a Barcelona, que foi minha casa por muitos anos. Espero que continue no calendário, assim como desejo sucesso a Madrid para que eu possa seguir tendo dois GPs em casa durante minha carreira”, completou o piloto espanhol.