A McLaren está se aproximando cada vez mais de conseguir o título do Mundial de Construtores da F1 em 2024. O feito seria alcançado pela primeira vez desde 1998 com Mika Häkkinen e David Coulthard.
Ao longo deste campeonato, Lando Norris e Oscar Piastri já conseguiram cinco vitórias totais com ao MCL38. Com isso, a equipe britânica caminha para seu nono título entre as equipes, igualando o número da Williams – que teve seu último caneco ainda em 1997.
Agora, após a corrida Sprint onde teve uma dobradinha com uma vitória inesperada do australiano e com o britânico em segundo, a McLaren soma 593 pontos, uma vantagem de 30 em cima da Ferrari, que tem 593.
Com a corrida do GP do Catar no domingo e o GP de Abu Dhabi no próximo final de semana, há mais 88 pontos em jogo, 44 ficando para a próxima semana. Isso significa que a McLaren precisa somar 15 pontos a mais que a Ferrari, para ser coroada campeã em Lusail.
Com o atual campeonato, caso a diferença seja exatamente 44 pontos após a corrida em Lusail, a McLaren vai ser campeã caso vença a corrida.
Agora, se a vantagem também for de 44 pontos após o final de semana e a equipe britânica não ter vencido, a Ferrari ainda estará na briga em Abu Dhabi e caso terminem empatados em pontos, a escuderia de Maranello consegue o título por ter seis triunfos neste ano.