A equipe Sauber (Stake F1 Team) teve um desempenho para ser esquecido na sessão de classificação para o GP da Itália de Fórmula 1, após apresentar um péssimo ritmo. Com isso, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu terminaram a sessão apenas em 19º e 20º, respectivamente.
Alessandro Bravi, chefe da equipe: “Após uma difícil sessão no TL3, conseguimos fazer algumas boas melhorias em termos de manuseio e equilíbrio do carro para a sessão de classificação, algo que mostramos nas últimas voltas. Ambos os pilotos relataram um carro mais equilibrado em todas as curvas. Infelizmente, ficamos com um gosto amargo, pois os dois pilotos estavam melhorando na volta final, mas tiveram que diminuir a velocidade na Parabolica devido a uma bandeira amarela causada por Kevin Magnussen. Valtteri estava perto de entrar no Q2 até aquele momento e Zhou estava melhorando significativamente seu tempo de volta, quase quatro décimos mais rápido em comparação com sua última volta, e acreditamos que tínhamos potencial para lutar pelo Q2 hoje. Terminamos o dia com sentimentos mistos. Do lado positivo, melhoramos o equilíbrio do carro, mas do outro, ficamos com uma posição de largada difícil. Aqui em Monza, nada está perdido, pois em termos de velocidade máxima, somos competitivos no pelotão intermediário, então ainda há uma chance de recuperar posições. Precisamos analisar todas as sessões deste fim de semana. Com altas temperaturas e o novo asfalto, a granulação e a degradação dos pneus serão um fator-chave, então precisamos ter todos os elementos sob controle para estarmos melhor preparados para a corrida de amanhã”, concluiu.
Bottas: “Parece que poderíamos ter alcançado algo mais hoje, então estou decepcionado por estar em P19. A primeira volta rápida que fiz foi bastante decente e com a evolução da pista, tive todas as possibilidades de chegar ao Q2, apenas para a bandeira amarela no final do Q1 tirar essa chance. O TL3 foi mais difícil do que ontem, então optamos por voltar às configurações de sexta-feira para a sessão de classificação A sensação foi muito melhor, mas, no final, tudo foi questão de sorte e infelizmente, a última tentativa foi interrompida por uma bandeira amarela, então não consegui melhorar muito. Ainda resta uma dúvida sobre onde poderíamos ter terminado, pois no geral parece que estamos em uma posição um pouco melhor do que no último fim de semana. Olhando para amanhã, o gerenciamento de pneus será muito importante, e espero que haja algumas oportunidades de alcançar nossos rivais e tentar melhorar nossas posições na pista”, acrescentou.
Zhou: “A sessão de classificação de hoje foi bastante frustrante, pois sabemos que poderíamos ter conseguido algo mais do que conseguimos. Minha volta final começou promissora, com uma melhora em relação às minhas voltas anteriores, até que os carros na minha frente começaram a sair da pista, me forçando a desacelerar e comprometendo minha volta. Como resultado, não consegui definir o tempo de volta que eu estava no ritmo. Estou confiante de que, sem esses incidentes, eu teria alcançado uma posição de largada mais alta e estaria muito mais perto do Q2. Apesar da sessão difícil, o carro definitivamente parecia melhor do que esta manhã no TL3. Usaremos essa sensação melhorada para tentar avançar na corrida e aprender o máximo que pudermos”, completou o piloto chinês.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP da Itália com o jornalista Rodrigo França.