F1: “Russell fez foi justo e combativo”, afirmou Herbert sobre disputa com Verstappen

O ex-piloto de Fórmula 1 e ex-comissário da FIA, Johnny Herbert. afirmou que Max Verstappen deveria ter devolvido a posição para George Russell após o polêmico lance entre os dois na relargada do GP da Espanha. Para Herbert, o julgamento dos comissários, que consideraram a manobra legal, foi equivocado.

Durante a relargada após um safety car, a Red Bull Racing optou por colocar pneus novos duros no carro de Verstappen. O holandês foi rapidamente superado por Charles Leclerc e, logo em seguida, pressionado por George Russell, que mergulhou por dentro na curva 1. Houve um leve contato, Verstappen saiu momentaneamente da pista, mas manteve sua posição, o que segundo os comissários da prova, não exigia devolução da posição.

Herbert, no entanto, discorda: “Era a curva de George Russell, ele estava totalmente por dentro de Max Verstappen”, afirmou. “Sei que Verstappen pode não concordar que perdeu a curva, mas os pilotos e os comissários precisam estar alinhados sobre as regras e os padrões de disputa.”

Para ele, Russell agiu corretamente na tentativa de ultrapassagem: “O que Russell fez foi absolutamente justo e combativo. Sim, houve um pequeno contato, mas isso é corrida. Quando você está completamente por dentro, a curva é sua.”

Herbert criticou a decisão de Verstappen de não ceder a posição: “Quando você perde uma curva, tem que se posicionar atrás do carro que está disputando. Não podemos criticar quem tenta ultrapassar, senão matamos o espírito do ataque”, disse ele.

O britânico continuou: “Verstappen foi brilhante no julgamento ao se manter muito próximo das rodas de Russell. Os pilotos são espertos, sabem onde posicionar o carro para forçar o outro a errar e, em caso de contato, já vão direto ao rádio dizendo: ‘Ele me empurrou pra fora’,” acrescentou.

Por fim, Herbert saiu em defesa do engenheiro de corrida de Verstappen, Gianpiero Lambiase, que sugeriu a devolução da posição. “A lógica diz que, se você não está no controle total do carro, pode-se dizer que não completou a manobra. Mas em uma ultrapassagem em curva, ninguém está 100% no controle. Ainda assim, a chamada de Lambiase foi válida”, completou o ex-piloto.

🎥 Vídeos mais recente