F1: Russell diz que “pagou o preço” por decisão errada da Mercedes

George Russell, piloto da Mercedes, admitiu ter ‘pago o preço’ por uma decisão equivocada da equipe durante a sessão de classificação para o GP do Japão de Fórmula 1. Russell, que chegou a figurar como um potencial candidato às duas primeiras filas do grid em Suzuka, acabou conquistando apenas a quinta posição, dividindo a terceira fila com seu companheiro de equipe, Kimi Antonelli.

O britânico foi superado por Charles Leclerc, da Ferrari, por apenas 0.019s. Russell explicou que uma decisão da Mercedes, que a própria equipe já sabia ser equivocada, acabou prejudicando seu desempenho na volta final do Q3.

“Estávamos tentando extrair um pouco mais dos pneus com uma volta de saída mais lenta e, no final das contas, simplesmente não tivemos aderência no início da última volta”, afirmou Russell para a imprensa. “Foi uma pena, mas P5 não é um lugar horrível para se estar.”

Russell detalhou que a queda na temperatura da pista influenciou a estratégia da equipe. “A pista estava ficando mais fria e fomos mais lentos na volta de saída, o que sabíamos por todas as nossas experiências que não era o ideal, mas decidimos que essa era a decisão certa e, no final, pagamos o preço. Faz parte do jogo, acertamos na China, mas não acertamos aqui. Achamos que estávamos um pouco ‘quentes’ na primeira tentativa do Q3, mas não tínhamos certeza”, acrescentou.

Para a volta final, a Mercedes tentou uma abordagem diferente, que se mostrou inadequada para as condições da pista. “Tentamos algo um pouco diferente para a última volta, e estava muito frio, cerca de oito graus mais frio durante a sessão com a temperatura da pista, e não reagimos a isso. Pagamos o preço, mas P5 não é um preço horrível a se pagar”, concluiu Russell, mostrando um misto de frustração com o erro estratégico e conformidade com a posição de largada.

🎥 Vídeos mais recente