George Russell acredita que a McLaren possui uma vantagem tão significativa atualmente na Fórmula 1, que poderia desviar seu foco para o desenvolvimento do carro de 2026 e, mesmo assim, conquistar ambos os títulos em 2025. A declaração do piloto da Mercedes vem após o domínio da McLaren na sessão de classificação para o GP da Austrália, onde Lando Norris conquistou a pole position com uma vantagem considerável, seguido por Oscar Piastri.
Russell, que havia previsto um domínio da McLaren antes do final de semana, reiterou sua convicção após a sessão de classificação. Norris superou seu companheiro de equipe, Piastri, e deixou Max Verstappen, da Red Bull Racing, mais de três décimos atrás em P3. Russell, em quarto lugar, ficou a mais de seis décimos do compatriota em P4.
“É o que esperávamos, para ser honesto. Vimos o quão fortes eles são”, disse Russell à imprensa. “Parece inalcançável. Houve momentos em que a Red Bull começou esta parte da temporada muito forte. Claramente, quero dizer, a McLaren está com uma vantagem tão grande, e podem parar o desenvolvimento agora e ir totalmente para 2026, e é difícil superar essa diferença.”
Com a mudança de regulamentos prevista para 2026, as equipes enfrentarão o dilema de quando direcionar seus recursos para o desenvolvimento do carro da próxima geração. Russell acredita que a McLaren pode se dar ao luxo de concentrar todos os seus esforços em 2026, e ainda assim, manter a competitividade em 2025.
“Acho que a Red Bull começou a temporada em 2024 muito à frente de todos, mas não acho que as pessoas os ultrapassaram em termos de desenvolvimento. Acho que eles trouxeram algumas coisas para o carro e foram para trás. Se você tem uma vantagem de seis décimos no início de um ano, ninguém encontra seis décimos ao longo de um ano”, afirmou Russell.
O piloto da Mercedes atribuiu a atual vantagem da McLaren, à capacidade da equipe de extrair o máximo potencial dos pneus Pirelli. “Basta olhar para a força deles em Singapura, a fraqueza em Las Vegas e o quão bons eles foram no ritmo de corrida no Bahrein. É tudo sobre pneus. Eles estão fazendo algo muito especial, com certeza”, destacou.
Russell acredita que a única chance das outras equipes superarem a McLaren na corrida, será se a chuva prevista para o domingo se concretizar. “Amanhã é o jogo de qualquer um, como sempre acontece na chuva, mas se estiver seco, imagino que essa diferença da McLaren provavelmente aumente no ritmo de corrida. Eles têm uma grande vantagem, parece, no setor 3”, acrescentou.
Apesar de ter superado os dois carros da Ferrari na sessão de classificação, Russell espera que a equipe italiana se junte à disputa atrás da McLaren na corrida. “Com a McLaren na frente, temos uma diferença confortável, e então sinto que esta temporada pode ser o jogo de qualquer um entre nós, Red Bull e Ferrari. Você tem surpresas como Yuki (Tsunoda, quinto) e Alex (Albon, sexto) e tem sido muito competitivo este final de semana. A Williams está mostrando ótimos sinais de ritmo na sessão de classificação, mas em termos de corrida, acho que é isso que vamos ver”, concluiu Russell.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.