F1: Russell critica FIA por regras contra palavrões

George Russell voltou a expressar insatisfação com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), mesmo após o órgão ter atenuado as regras referentes ao uso de palavrões por parte dos pilotos. As alterações foram feitas no Anexo B do Código Esportivo Internacional, que inicialmente previa punições severas, incluindo multas pesadas e até possibilidade de suspensão de corridas.

As sanções causaram indignação no paddock da Fórmula 1 e a FIA decidiu recuar parcialmente, reduzindo as multas em 50% e permitindo que penalidades sejam suspensas em uma primeira infração. Ainda assim, para Russell, que também atua como diretor da Associação dos Pilotos de Grande Prêmio (GPDA), as regras nunca deveriam ter sido endurecidas.

“Essas mudanças nem deveriam ter sido feitas”, afirmou o britânico. “Estamos falando de algo que foi revertido porque era uma loucura desde o início. Claro que é bom ver as coisas voltarem ao normal, mas nunca deveríamos ter chegado a esse ponto.”

Russell também questionou a forma como a FIA tem lidado com os pilotos, especialmente no que diz respeito à falta de diálogo direto com o presidente da entidade, Mohammed Ben Sulayem. Apesar de a FIA ter alegado que ouviu representantes das sete categorias mundiais sob sua chancela, Russell diz que os pilotos da F1 ainda não foram ouvidos diretamente.

“É uma situação estranha. Ainda não tivemos nenhuma conversa com ninguém da alta cúpula da FIA. Isso torna tudo um pouco suspeito. É curioso que o presidente da FIA esteja presente em vários GPs, mas ainda assim o diálogo com os pilotos parece ser algo tão difícil de acontecer”, acrescentou.

O piloto da Mercedes reforçou a necessidade de comunicação mais transparente: “Colocamos nossas opiniões na mesa e queremos um diálogo. Mas isso precisa vir dos dois lados. Até agora, parece que essa disposição está vindo só de nós”, finalizou o piloto britânico.

A insatisfação de Russell ecoa o sentimento da maior parte do grid da F1, que ainda busca maior envolvimento nas decisões que impactam diretamente seu trabalho e comportamento dentro e fora das pistas.

🎥 Vídeos mais recente