A FIA determinou que pilotos de diversas categorias podem esperar punições severas, incluindo multas pesadas e até mesmo banimento de corridas, caso usem linguagem inadequada (palavrões) durante as sessões de imprensa oficiais. George Russell, presidente da associação de pilotos da Fórmula 1 (GPDA), falou sobre essa decisão da FIA.
“Como indivíduo, como disse no ano passado, obviamente isso está indo longe demais”, disse Russell, se referindo à situação com Max Verstappen em Singapura. O piloto da Red Bull Racing recebeu uma penalidade de prestação de serviço comunitário por usar a palavra ‘fucked’ em uma conferência de imprensa da FIA, no final de semana do GP de Singapura em 2024. Essa punição ‘leve’, ocorreu antes da FIA endurecer as regras em relação ao assunto.
Falando em uma coletiva de imprensa em Londres nesta terça-feira (18), antes do evento oficial de lançamento da Fórmula 1, o F1 75, Russell comentou sobre as novas regras mais duras da FIA: “Acho que, como pilotos, precisamos continuar mostrando personalidade. Acho que há mérito em dizer que não há necessidade de xingar em um ambiente como este, mas em última análise, especialmente para os caras em que o inglês não é sua primeira língua, a primeira coisa que você aprende são os palavrões”, disse ele.
Russell citou como as primeiras palavras que aprendeu em italiano com seu novo companheiro de equipe, Andrea Kimi Antonelli, foram os palavrões. Depois disso, ele acha que o assunto já foi discutido o suficiente: “Para ser honesto, não tenho muito mais a dizer sobre isso além disso”, encerrou o piloto britânico.
O F1MANIA.NET cobre ‘in loco’ o evento F1 75 Live, direto da Inglaterra com o jornalista Rodrigo França.