George Russell, piloto da Mercedes, acredita que a temporada 2025 da Fórmula 1 pode ter semelhanças com a emocionante disputa de 2021, que culminou em um duelo histórico entre Max Verstappen e Lewis Hamilton. O britânico vê paralelos na forma como as equipes lidarão com o desenvolvimento do carro atual, tendo em vista a grande mudança de regulamento prevista para 2026.
A McLaren é considerada a grande favorita para 2025, com base nos resultados dos testes de pré-temporada. No entanto, o foco das equipes também estará na transição para o novo regulamento de 2026, o que pode influenciar as estratégias de desenvolvimento ao longo da temporada.
Russell aponta que a situação é semelhante a 2021, quando as equipes tiveram que equilibrar o desenvolvimento do carro daquele ano com a preparação para as mudanças de 2022. Algumas equipes interromperam o desenvolvimento do carro de 2021 para se concentrar no novo regulamento, enquanto outras continuaram a desenvolver o carro daquele ano, buscando fechar a diferença na segunda metade da temporada.
“Acho que, quando você olha para o quão dominante a McLaren foi na segunda metade do ano passado, sem dúvida eles são os favoritos para este ano. E quando as pessoas tiveram seus finais de semana fortes, a McLaren ainda estava lá ou perto. Acho que tivemos apenas um final de semana atípico em todo o ano de 2024. Mas acho que o que vai ser interessante é que, quem continuar a desenvolver provavelmente vai ganhar o campeonato, mas vai pagar o preço em 2026”, disse Russell em um evento em Londres.
Ele também relembrou a disputa entre Hamilton e Verstappen em 2021, quando a Mercedes interrompeu o desenvolvimento do carro, mas conseguiu encontrar desempenho na segunda metade da temporada através de pequenos ajustes. “As equipes podem continuar a desenvolver. Mas também vimos isso em 2021, acho, com Lewis e Max, a Mercedes parou de desenvolver e de alguma forma apenas ajustamos o carro e a configuração e encontramos um desempenho enorme na segunda metade do ano, apenas desbloqueando um pouco mais a configuração. Acho que naturalmente, sempre naquele último ano dos regulamentos, fica perto, mas imagino que a McLaren ainda esteja na frente”, concluiu o piloto da Mercedes.