Nico Rosberg, ex-piloto e campeão na Fórmula 1 em 2016, sugeriu que Lando Norris pode se beneficiar de apoio psicológico para lidar melhor com a pressão nas pistas. O comentário foi feito após a sessão de classificação para o GP da Espanha, quando o britânico cometeu alguns erros em sua volta decisiva e perdeu a chance de largar na pole position, mas ainda assim ficando com o P2.
Para Rosberg, a diferença de postura entre os pilotos da McLaren ficou evidente neste sábado. “A volta de Oscar (Piastri) foi linda, perfeita. Ele entrega tudo sob a maior pressão”, afirmou o alemão à Sky Sports. “Lando, por outro lado, exagerou desde a curva 1. Saiu da linha ideal, escapou e teve dois contragolpes. A pole estava na cabeça dele hoje.”
O ex-piloto acredita que esses pequenos erros sob pressão têm sido recorrentes na carreira de Norris. “Infelizmente, vemos isso repetidamente quando a pressão é maior. Os erros aparecem”, afirmou.
Rosberg, que utilizou a preparação mental como parte essencial de sua conquista sobre Lewis Hamilton em 2016, indicou o mesmo caminho para Norris. “Tudo estava indo perfeitamente para ele até a última volta. Do meu ponto de vista, ele precisa trabalhar o lado mental. Todos nós passamos horas treinando o físico, mas o mental é igualmente importante”, acrescentou.
O alemão revelou que manteve uma rotina intensa com um profissional da área em sua disputa com Hamilton: “Eu não sei se Lando tem um coach mental ou trabalha com um psicólogo, mas ele definitivamente deveria. Isso tem muito valor. Eu fazia duas horas a cada dois dias antes da temporada começar. Era mais difícil que o treino físico. Extremamente difícil e incrivelmente útil”, finalizou o ex-piloto.
A fala de Rosberg chama atenção para um aspecto cada vez mais discutido na Fórmula 1 moderna, a preparação mental como ferramenta fundamental para maximizar o desempenho em um ambiente de altíssima pressão.