A McLaren impressionou no último treino livre para o GP da Espanha de Fórmula 1, e o desempenho dominante da equipe britânica chamou a atenção de Nico Rosberg. O ex-piloto e campeão na F1 em 2016 comparou a performance da equipe de Woking ao período em que a Mercedes era praticamente imbatível na categoria.
Oscar Piastri foi o mais rápido no TL3 no Circuito de Barcelona-Catalunha, com uma volta em 1min12s387, quase seis décimos mais veloz que seu companheiro na McLaren, Lando Norris, o segundo colocado. Charles Leclerc, da Ferrari, fechou em terceiro, a quase oito décimos de Piastri.
A McLaren liderou todas as sessões de treinos livres no final de semana até o momento. Norris foi o mais rápido na sexta-feira, enquanto Piastri dominou tanto o segundo quanto o terceiro treino.
Para Rosberg, o que se viu na pista foi um recado claro para os adversários. “Não precisamos de ressalvas, foi uma performance monumental da McLaren”, disse o ex-piloto à Sky Sports F1. “Foi absolutamente chocante para nós. Não esperávamos que eles estivessem tão rápidos.”
Rosberg destacou ainda a precisão de Piastri ao tirar o máximo do carro. “Sério, impressionante. Me lembrou um pouco dos meus dias com a Mercedes aqui. Era como se estivessem em outra categoria. O carro está colado no chão. Oscar fez uma volta fantástica e perfeita”, acrescentou.
O ex-piloto também elogiou o australiano pela execução técnica nos momentos decisivos. “Especialmente na última curva, antes do trecho de pé cravado, ele usou toda a largura da pista e manteve a velocidade até a linha de chegada. Uma performance belíssima. E sim, foi um grande aviso para os concorrentes”, completou.