O piloto da RB, Daniel Ricciardo, sabe muito bem o que está em jogo em relação ao seu futuro na ‘família’ Red Bull. Após uma eliminação ainda no Q1 do GP da Holanda de Fórmula 1, o australiano enfrenta pressão para tentar garantir sua vaga na Red Bull Racing e até mesmo se manter na RB em 2025.
Ricciardo precisa impressionar para retornar à equipe principal, pois jovens pilotos como Liam Lawson e Isack Hadjar do programa de juniores da Red Bull estão na fila para substituí-lo.
A eliminação precoce em Zandvoort, obviamente não estava nos planos de Ricciardo para o retorno após as férias da categoria. “Olha, sair no Q1 é péssimo”, disse Ricciardo à imprensa. “Definitivamente, estou com um pouco de raiva interna por isso. Acho que se soma a natureza da pista também, é difícil ultrapassar aqui.”
“Mas a sessão de classificação é muito importante, e especialmente aqui ela pode definir o final de semana. Então, não só dói hoje (sábado), mas provavelmente amanhã também. Não gosto de ser pessimista, mas provavelmente não vai melhorar muito”, dsse ele.
Questionado sobre se as recentes discussões sobre seu futuro, à luz da possível ascensão de Lawson, serviram como distração, Ricciardo negou. “Não, não é uma distração. Honestamente, eu sei o que está em jogo. Eu sei o que preciso fazer. E é frustrante quando você sente que não pode realmente… Você quer pilotar na sessão de classificação com raiva, mas eu senti que às vezes estava tendo que ser um pouco bonzinho demais.”
“E quando você também está lento, quando está bonzinho e lento, então é frustrante. Então, sim, simplesmente não foi uma boa sessão, digamos assim. Mas todas as sessões de classificação serão importantes. Todas as corridas serão importantes. Então, seja eu, seja o carro, seja o que for, no mínimo, o Q1 não é bom o suficiente”, acrescentou.
Ricciardo largará o GP da Holanda do P14, após a desclassificação de Alex Albon da Williams por infração técnica no assoalho, enquanto Kevin Magnussen da Haas largará do pit lane devido à troca de componentes eletrônicos.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Holanda ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.