F1: Ricciardo esteve próximo de substituir Perez na Red Bull

Daniel Ricciardo esteve muito próximo de substituir Sergio Perez na Red Bull Racing no na passado, mas alguns desempenhos abaixo do esperado na temporada 2024 da Fórmula 1, frustraram essa possibilidade, conforme revelado na nova temporada da série da Netflix ‘Drive to Survive’, que estreia em 07 de março.

Com a acentuada queda de rendimento de Perez durante a temporada passada, a Red Bull considerou Ricciardo, então piloto da Racing Bulls, como um possível substituto. O fim de semana do GP da Inglaterra foi particularmente difícil para Perez, que rodou sozinho na sessão de classificação em condições de pista molhada e terminou a corrida apenas em 17º lugar, igualando seu pior resultado na temporada.

“Estava começando a pensar que há retornos decrescentes. Este final de semana temos que olhar com muito cuidado para os outros pilotos. Dos três que temos, bem, quatro, Checo vs Daniel vs Yuki (Tsunoda) vs Liam (Lawson). Sou um grande fã de Daniel, sei que ele não tem sido competitivo, mas sabemos do que ele é capaz. Acho que ele pode sentir que há uma chance”, disse Christian Horner, chefe da Red Bull, aos mecânicos após o erro de Perez na sessão de classificação.

Ao mesmo tempo, Ricciardo buscava informações sobre sua possível volta à Red Bull, equipe que deixou em 2018. Ele conversou com Paul Smith, chefe de comunicações da Red Bull, sobre a situação de Perez.

Na conversa com Smith, Ricciardo expressou sua incerteza sobre o quão público estava o fato de Perez estar ameaçado. Smith respondeu que Horner estava oferecendo apoio a Perez, em vez de anunciar sua substituição imediata. “O que Christian tem dito publicamente é que a forma como está sendo abordada com Checo é muito apoio, e em vez de: ‘Vamos definitivamente substituir Checo, ele está ferrado, DR entra, Liam na VCARB…’,” disse Smith. “Então, para você, Christian está tomando tempo para ver o que acontece aqui, ele precisa de sucesso”.

Após essa conversa, Ricciardo deu uma entrevista ao RacingNews365 no final de semana do GP da Hungria, onde declarou que precisava ‘chutar alguns traseiros’ nas duas últimas corridas antes das férias da F1. No entanto, ele terminou em 12º na Hungria e conquistou seu último ponto na F1 com um 10º lugar em Spa.

Depois dessas conversas e mesmo com os fracos resultados de Perez e também de Ricciardo, o mexicano ainda manteve sua vaga na Red Bull até o final de 2024, quando a equipe optou por substituí-lo por Liam Lawson para 2025.