F1: Ricciardo acredita que top 5 é possível com reformulação na VCARB

Daniel Ricciardo não escondeu a empolgação com a reformulada equipe Visa Cash App RB (VCARB) para a temporada 2024 da Fórmula 1. O piloto australiano, que retornou à órbita da Red Bull no ano passado, acredita que a parceria mais estreita com a equipe principal e as mudanças internas, abrem caminho para brigar no pelotão intermediário da categoria.

Após um início turbulento em 2023, a antiga AlphaTauri se transformou em VCARB. A aproximação com a Red Bull se materializou, por exemplo, com a adoção da suspensão traseira em Singapura, da atual campeã, o que contribuiu para a subida ao oitavo lugar no campeonato de construtores. Além disso, a VCARB ampliou sua presença no Reino Unido, transferindo o departamento de aerodinâmica para Milton Keynes, sede da Red Bull.

Ricciardo, presente na apresentação do novo carro, o VCARB 01 em Las Vegas, acredita que a equipe pode manter o impulso do final de 2023, vislumbrando até mesmo pódios ao longo do ano. “Temos que mirar alto, mas o realismo é importante para evitar frustrações”, disse ele ao site oficial da F1. “O top 5 deve ser a meta, e se chegarmos lá, talvez alguns pódios surjam. Claro, queremos vencer, mas… acho que demos bons passos no ano passado, agora vamos dar mais alguns. Acho que resultados entre os cinco primeiros são possíveis, e talvez já na primeira metade da temporada.”

Além da parceria técnica mais intensa com a Red Bull, a equipe ex-AlphaTauri atraiu novos patrocinadores de peso como Visa e Cash App. Outro destaque é a mudança na liderança, com Laurent Mekies assumindo o cargo de chefe de equipe após a aposentadoria de Franz Tost.

“Há muitas caras novas, grandes parceiros chegando”, continou Ricciardo. “A equipe sempre se levou a sério, mas sinto que é mais um passo à frente. Não somos mais apenas uma plataforma para a Red Bull Racing, é hora de lutar na frente do pelotão intermediário.”

“Gosto do que aconteceu, das mudanças que ocorreram. Há algo diferente na equipe, a mentalidade está um pouco diferente, como um ponto a provar. É legal, é divertido”, completou o australiano.

De olho em uma possível vaga na Red Bull em 2025, Ricciardo acredita que a experiência do ano passado, apesar de interrompida por uma fratura na mão, o deixou bem preparado para a temporada que se inicia. “Me sinto bem”, afirmou. “Não precisei de uma pré-temporada tão longa quanto em outros anos. Foi bom estar em casa, mas não precisei relaxar tanto.”

“Agora é como uma pré-temporada, já tive tudo isso, a preparação, uma vantagem no ano passado. Conheço bem a equipe. Quando chegar o Bahrein, não terá mais nada pendente. Não posso prever onde terminaremos, mas em termos de preparação, não há mais dúvidas. Pessoalmente, a preparação não foi apenas ficar no sofá. Eu me mantive mentalmente envolvido, então voltar ao carro não será como se eu não tivesse pilotado por alguns meses. Espero voltar ao ritmo imediatamente. A forma como desenvolvemos o carro na parte final da temporada passada, definitivamente encontramos coisas que funcionaram para mim, e acho que Yuki (Tsunoda) também encontrou pontos fortes com seu estilo de pilotagem, tendo um bom desempenho em Abu Dhabi. Há muitas coisas que nos deixam otimistas para o início do ano”, finalizou Ricciardo.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.