F1: Ricciardo acredita na ascensão da AlphaTauri depois de 2023 difícil

Daniel Ricciardo, que assumiu o volante da AlphaTauri como substituto de Nyck de Vries após o Grande Prêmio da Grã-Bretanha, teve uma temporada de altos e baixos com a equipe. Apesar de ter participado de apenas sete Grandes Prêmios devido a uma metacarpiana quebrada após um acidente em Zandvoort, Ricciardo se mostrou satisfeito com o progresso da AlphaTauri desde sua chegada.

Embora Ricciardo tenha perdido as corridas na Holanda, Itália, Singapura, Japão e Catar, ele retornou ao AT04 em Austin. Seu melhor resultado na temporada foi um sétimo lugar no Grande Prêmio do México, também a única vez que ele terminou na zona de pontuação.

Em uma reflexão sobre a temporada, Ricciardo expressou um sentimento não convencional para esta época do ano: “Normalmente, neste ponto do ano, estou tão saturado, e tudo o que consigo pensar é em voltar para a Austrália, mas olha, obviamente não corremos mais. Está tudo bem. Acho que vou usar essa energia extra que tenho e, obviamente, os outros não têm para começar minha pré-temporada mais cedo e tentar ter uma vantagem sobre todos e voltar com tudo no próximo ano.”

Para a AlphaTauri, a esperança é de um começo de temporada melhor do que o deste ano. A equipe, sediada em Faenza, teve um início muito difícil, coletando apenas três pontos na primeira metade da temporada. No final, a equipe ainda se aproximou de terminar em sétimo no campeonato de construtores com 25 pontos.

Após o intervalo de verão, grandes avanços foram feitos. Ricciardo destacou: “Definitivamente encontramos algumas coisas no carro à medida que a temporada avançava e obviamente trouxemos uma atualização aqui. Acho que foi positivo, então sinto que estamos indo na direção certa. Tudo que eu reportei para a equipe, sinto que eles agiram ou fizeram o seu melhor para torná-lo realidade ou fazer funcionar.”

Ele continuou: “Honestamente, não posso pedir muito mais no momento. Agora é ver quão rapidamente podemos colocar novas peças no carro e isso e aquilo. As cabeças deles estão no lugar certo. Acho isso realmente importante para o futuro, e eles estão motivados. Sinto que esta não é mais uma equipe júnior, e acho que com muitos planos para o próximo ano. Esperamos poder provar isso na pista e conseguir mais pontos como este.”