Max Verstappen foi absolutamente o grande nome da temporada 2023 da F1. Quase nenhum piloto foi capaz de frear o domínio do mais novo tricampeão, que conseguiu acumular marcos e feitos impressionantes ao longo do campeonato.
O holandês já começou o ano sendo o favorito, afinal, foi o campeão dos dois anos anteriores. Entretanto, poucos esperavam a hegemonia que junto com a Red Bull iria estabelecer durante o ano, quebrando e anotando novos recordes para o certame.
Das 22 corridas disputadas no calendário, Verstappen subiu ao degrau mais alto do pódio em 19 delas, se tornando o piloto com mais vitórias em uma única temporada. Ainda, só ficou fora do top-3 no GP de Singapura, que teve triunfo de Carlos Sainz.
Ainda, o competidor do carro #1 largou nada menos que 12 vezes da pole-position, além de ter marcado nove vezes a volta mais rápida da disputa. No total, somou nada menos que 575 pontos, nada menos que 230 a mais que Sergio Pérez, vice-campeão.
Entre outros marcos alcançados, passou o número de vitórias de Sebastian Vettel e agora se colocou como terceiro competidor com mais vitórias na F1, atrás apenas de Michael Schumacher e Lewis Hamilton.
Outros recordes quebrados por Verstappen na temporada 2023 da F1:
Maior número de voltas lideradas em uma temporada – 1003
Maior porcentagem de pontos em uma temporada – 92,7%
Maior número de pódios em uma temporada – 21
Maior número de hat tricks em uma temporada – 6
Maior número de vitórias consecutivas em uma temporada – 10