F1: Regulamento de 2026 deve deixar pilotos em maior evidência

A Fórmula 1 prepara uma inovação no regulamento técnico que entrará em vigor a partir de 2026. O diretor técnico da categoria, Pat Symonds, revelou no podcast ‘Beyond The Grid’, os principais objetivos das mudanças.

Como em 2022, quando o foco foi aumentar a competitividade com carros de efeito solo que possibilitam corridas mais disputadas, a nova regulamentação terá a sustentabilidade como prioridade. Symonds quer surpreender o público com soluções inovadoras para manter a emoção das corridas.

“Queremos que as pessoas assistam a uma corrida e digam: ‘Nossa, olha o que eles estão fazendo com o combustível sustentável. Nem sabia que era possível. Pensei que só tinha o combustível fóssil. Eles estão conseguindo abastecer todo o paddock de forma sustentável. Incrível, não é?’,” afirmou.

Além da pegada ambiental, outro ponto importante das novas regras será o retorno do protagonismo dos pilotos.

“Queremos reduzir o downforce dos carros. Uma das razões para o peso excessivo é a necessidade de lidar com tanta pressão. Isso fará com que os carros derrapem um pouco mais, exigindo mais habilidade dos pilotos. Como dissemos antes, eles são os heróis. São os super-homens que queremos promover. Então, sim, acho que as coisas estão indo na direção certa”, concluiu Symonds.