F1: Red Bull sente falta de Newey, segundo Marko

Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, admitiu que a equipe sente a falta do ex-diretor técnico Adrian Newey, em meio a um início de temporada desafiador na Fórmula 1.

Newey, renomado projetista de F1, esteve na equipe durante quase todas as suas vinte temporadas como construtora e se juntou à Aston Martin no início de março deste ano. Tendo ajudado a Red Bull a conquistar oito títulos de pilotos e seis de construtores, a ausência de Newey com certeza causaria um impacto significativo para toda a equipe.

Max Verstappen, um dos principais beneficiados da expertise técnica de Newey, já havia afirmado que a equipe ‘não deveria pensar muito’ na situação. No entanto, Marko abriu o jogo sobre a saída de Newey. “É claro que sentimos falta de um homem como ele. Newey é Newey”, disse Marko à OE24, mas acrescentou que a equipe tomou providências para o sucesso futuro com o pessoal remanescente. “Mas somos uma equipe de quase mil pessoas. A equipe por trás dele foi construída gradualmente.”

O RB21, carro da Red Bull para a temporada 2025, conquistou três posições no top 4 até o momento, mas tem gerado preocupação na equipe de Milton Keynes, com Max Verstappen abaixo do ritmo da McLaren. O buraco deixado por Newey foi preenchido por Pierre Waché, diretor técnico da equipe, que projetou o atual carro.

No entanto, o carro atual enfrentou dificuldades significativas, com Verstappen conquistando o segundo lugar na Austrália, seguido pelo terceiro na corrida Sprint na China e o quarto no GP em Xangai. Após os testes de pré-temporada, Waché admitiu que o carro não estava onde a equipe esperava. Marko acreditava que a Red Bull estaria em uma disputa de quatro equipes com McLaren, Ferrari e Mercedes, mas o carro parece estar significativamente abaixo do nível de um carro vencedor em condições normais de corrida.

🎥 Vídeos mais recente