Christian Horner, chefe da Red Bull Racing, afirmou que o foco da equipe para o restante da temporada 2025 da Fórmula 1, está totalmente voltado para o título de pilotos com Max Verstappen, mesmo que isso signifique abrir mão da disputa pelo campeonato de construtores.
A declaração veio às vésperas do GP da Espanha, com Verstappen 25 pontos atrás do líder Oscar Piastri, da McLaren. “Para vencer o campeonato de construtores, é preciso ter dois carros pontuando com força, e a McLaren tem isso”, disse Horner à Sky Sports F1. “Eles estão fazendo um grande trabalho. Para nós, essa briga será extremamente difícil neste ano, então nossa prioridade absoluta é o título de pilotos.”
Horner foi direto ao reconhecer que Yuki Tsunoda, atualmente com desempenho inferior, não conseguirá contribuir significativamente na pontuação contra a dupla da McLaren, Piastri e Lando Norris. “Somente um piloto na história venceu cinco campeonatos na F1 consecutivos, Michael Schumacher. Isso mostra o quão difícil é, e é exatamente isso que vamos tentar fazer com Max”, afirnou o britânico.
Apesar da vantagem inicial da McLaren em 2025, Horner acredita que a disputa está longe de estar decidida. “Ainda estamos dentro da zona de alcance com essas duas vitórias que Max conseguiu até agora. A vitória em Ímola foi muito importante, mas ainda falta muita coisa. É crucial se manter por perto, porque quando a pressão aumenta na reta final da temporada, é aí que Max mostra do que é capaz”, completou Horner.
Com um terço da temporada já disputado, a Red Bull muda sua estratégia, com menos foco no desempenho coletivo e máxima concentração no talento de seu principal piloto na luta por um lugar ainda mais destacado na história da Fórmula 1.