Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, estabeleceu um prazo claro para a equipe, afirmando que as atualizações no RB21 precisam apresentar resultados efetivos nas próximas cinco corridas, para que o time de Milton Keynes ainda tenha chances de conquistar o título da Fórmula 1 nesta temporada.
A Red Bull teve um início de campeonato abaixo do esperado, não vencendo nenhuma das duas primeiras etapas e enfrentando muitas controvérsias com a substituição de Liam Lawson por Yuki Tsunoda. Apesar disso, Max Verstappen minimizou os danos, conquistando um segundo lugar na Austrália e na corrida Sprint do GP da China, além de um quarto lugar na corrida principal em Xangai, ficando a apenas oito pontos do líder do campeonato de pilotos, Lando Norris, no momento.
No entanto, a situação no campeonato de construtores é mais preocupante para a Red Bull. A McLaren lidera com 78 pontos, enquanto a equipe de Verstappen ocupa apenas a terceira posição, com 36 pontos conquistados unicamente pelo holandês Verstappen.
Em declarações ao austríaco Kleine Zeitung, Marko elogiou o desempenho da McLaren: “Eles são como nós éramos em 2023. Eles têm um carro que performa em todas as condições, em todos os climas e em todos os circuitos. Na China, eles cometeram erros pela primeira vez, especialmente Lando Norris. Mas neste momento, a McLaren é a favorita absoluta, com dois pilotos fortes e um carro forte.”
Sobre o que precisa acontecer para que a Red Bull possa desafiar a McLaren, Marko foi direto: “Precisamos entregar rapidamente atualizações que realmente funcionem. Claro, elas vêm em lotes e, se algo não funcionar, teremos que resolver. Mas para vencer o campeonato, essas melhorias devem ser implementadas nas próximas cinco corridas, com certeza. Caso contrário, será tarde demais”, acrescentou.
Apesar da pressão por evolução, Marko demonstrou confiança nas chances de Verstappen na disputa pelo título de pilotos: “Com um déficit de oito pontos após duas corridas, na verdade não há nada com que se preocupar. Além de esperar que Norris e (Oscar) Piastri continuem a tirar pontos um do outro”, finalizou Marko.